"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro arrancado ao esquecimento

Alcateia, o segundo romance de Carlos de Oliveira, esperou 76 anos para voltar a estar disponível ao público.


Dando início às celebrações do centenário de nascimento de Carlos de Oliveira, a Assírio & Alvim edita Alcateia, uma obra de uma força notável que ficou prescrita do cânone do autor, por sua vontade. Depois de apreendida a primeira edição, em 1944, o texto que aqui se publica é o da segunda edição, dada à estampa logo no ano seguinte, em 1945.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 9 de setembro.

Alcateia tem o seu próprio «fado», como frisa Osvaldo Manuel Silvestre no prefácio da nova edição. Nessas linhas se conta como a tentativa da reescrita desta história foi o último projeto literário de Carlos de Oliveira e que o autor, a pouquíssimos dias da sua morte, terá pedido à companheira de sempre que deitasse todos esses papéis ao lixo. Estamos, portanto, perante um livro que sobreviveu à máquina do tempo, «um romance poderoso, dotado de personagens fortes e peripécias arrebatadoras».

SOBRE O LIVRO

Alcateia
A aldeia de Corgos é palco de um equilíbrio de forças que permite um modo de vida tranquilo. Até ao dia em que a notícia da morte violenta de Lourenção, um alto proprietário rural, vem arrancar a paz às gentes da terra. Cedo se formam duas alcateias, onde a lógica «homem lobo do homem» leva uns e outros a disputar o controlo do povoado. De um lado, João Santeiro e a sua quadrilha pretendem tomá-la pela violência, do outro, o doutor Carmo e o seu círculo de influências, pela corrupção do poder.

Ver primeiras páginas

Título: Alcateia
Autor: Carlos de Oliveira
Prefácio: Osvaldo Manuel Silvestre
N.º de Páginas: 216
PVP: 16,60 €

SOBRE O AUTOR

Carlos de Oliveira


Nasceu em 1921, em Belém do Pará, filho de pais portugueses emigrados no Brasil. Tinha apenas dois anos quando a família regressou a Portugal. Na cidade que o acolheu, Coimbra, participou no grupo do Novo Cancioneiro, na génese do movimento Neorrealista, de que viria a ser uma das maiores vozes. Colaborou nas revistas Altitude e Seara Nova, e dirigiu durante algum tempo a revista Vértice. Começou a destacar-se com os seus livros de poesia – Mãe Pobre (1945), Micropaisagem (1968), Pastoral (1977), entre outros. O seu trabalho distingue-se pela constante depuração da escrita e pelo questionamento do gesto autoral, levando-o a corrigir e reescrever quase todos os seus trabalhos até ao final da vida: são disso exemplo os seus romances Casa na Duna (1943), Pequenos Burgueses (1948), Uma Abelha na Chuva (1953) ou Finisterra (1978). Faleceu em Lisboa a 1 de julho de 1981.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,883,820