"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2021

Os vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2021, o maior galardão da Europa neste domínio, foram homenageados no dia 23 de setembro, com uma cerimónia realizada na sede da Fundação Giorgio Cini, em Veneza.


Durante a cerimónia, foram anunciados os quatro vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio “Escolha do Público”, selecionado entre os 24 projetos vencedores deste ano, vindos de 18 países europeus. Entre estes 24 vencedores encontra-se o projeto do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, de Portugal.

Devido às precauções de segurança contra o COVID-19, a cerimónia foi realizada para cerca de 220 participantes, mas foi acompanhada ao vivo por centenas de profissionais da área do património, voluntários, amantes e apoiantes de toda a Europa e mais além.

A cerimónia de entrega dos Prémios é um dos destaques da Cimeira do Património Cultural Europeu 2021, que acontece de 21 a 24 de setembro em Veneza, cidade Património Mundial.

Os vencedores do Grande Prémio de 2021 são:

1)Igreja de Madeira da Aldeia de Ursi, Condado de Vâlcea (Roménia), uma bela igreja de madeira do século XVIII que foi exemplarmente restaurada com materiais e técnicas tradicionais de forma colaborativa, permitindo a troca de ideias e conhecimentos entre participantes internacionais;

2) FIBRANET – fibras em Têxteis Europeus Antigos (Dinamarca / Grécia), um projeto de pesquisa inovador que fornece novos conhecimentos sobre a degradação de fibras antigas, informando sobre a prática arqueológica e fornecendo conhecimentos essenciais para os europeus na busca de soluções para lidar com os resíduos produzidos pelas indústrias de moda e têxteis;

3) Comité Técnico sobre Património Cultural (Chipre), estabelecido em 2008 pelos líderes cipriotas gregos e cipriotas turcos, sob o auspício das Nações Unidas, que restaurou com sucesso mais de 70 monumentos, usando o património cultural como uma ferramenta poderosa para a reconciliação e cooperação pacífica;

4) A Invenção dos Culpados, Trento (Itália), uma exposição exemplar que mostra a relevância de um caso histórico de anti-semitismo para as discussões contemporâneas em torno da discriminação e da intolerância na Europa de hoje, estimulando a reflexão crítica sobre o poder da propaganda e das notícias falsas.

Os vencedores do Grande Prémio, escolhidos por um júri de peritos e a Direção da Europa Nostra, receberão cada um 10.000€.

A notável reabilitação da Igreja de Madeira da Vila de Ursi (Roménia) é a grande vencedora de 2021: foi galardoada com um Grande Prémio e foi a favorita de todos sendo distinguida também com o Prémio “Escolha do Público”, para o qual votaram cerca de 7.000 cidadãos de toda a Europa através do site da Europa Nostra.

“Felicito calorosamente os impressionantes projetos vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2021 pelo seu sucesso e contribuições notáveis para a nossa Europa da Cultura. O impacto de longo alcance dos vencedores ilustra a contribuição inestimável do património cultural da Europa para a nossa sociedade, economia e ambiente. Num momento em que a Europa está determinada a reconstruir melhor, estas histórias de sucesso são uma verdadeira inspiração e um exemplo poderoso do que nós, europeus, podemos alcançar juntos, apesar dos desafios que enfrentamos. Espero que estes prémios ajudem os vossos excelentes projetos a prosperar e a desempenhar um papel ainda mais importante na recuperação da nossa Europa”, disse Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

 

Vencedores 2021, antes da cerimónia. Créditos: Walter Tersan / Europa Nostra

 

Numa mensagem de felicitações, David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, afirmou: “Gostaria de felicitar os 24 vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2021. Cada um de vós deu um contributo para a proteção, valorização e promoção do nosso rico património cultural e para a construção comum do futuro da Europa. O Pacto Ecológico Europeu, as nossas relações externas e o futuro da Europa passam naturalmente pela nossa identidade. Deixem-me por isso expressar o meu apreço e agradecimento pelo vosso compromisso.”

“Foi uma alegria imensa conhecer os vencedores do prémio no icónico complexo monástico da Fundação Giorgio Cini na ilha de San Giorgio Maggiore em Veneza. Cada um dos vencedores demonstra de forma convincente o potencial da nossa herança cultural comum para ajudar a construir uma Europa mais resiliente, mais inclusiva e mais bonita. Em nome da numerosa família Europa Nostra, felicito sinceramente os nossos laureados por serem os orgulhosos destinatários da maior honra da Europa no domínio do património. Que estes Prémios sirvam como trampolim para aumentar o seu sucesso e inspirar profissionais e entusiastas do património na Europa e não só”, afirmou Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.

Os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e a sua atribuição tem estado a cargo da Europa Nostra – a Voz Europeia da Sociedade Civil para o Património Cultural – desde o seu início. Estes Prémios têm o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.

Durante a cerimónia, foram também apresentados os dois vencedores dos Prémios Especiais ILUCIDARE 2021: HAP4MARBLE – Conservação de Mármore por Hidroxiapatite (Itália), pela excelência em inovação com base no património; e Museus UE-ALC – Museus, Comunidade e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe (Reino Unido), pela excelência em relações internacionais baseadas no património (leia o comunicado de imprensa relacionado).

Os vencedores dos Prémios Especiais ILUCIDARE foram selecionados pelos parceiros ILUCIDARE entre as candidaturas apresentadas aos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2021. ILUCIDARE é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020, com o objetivo de estabelecer uma rede internacional para a promoção do património como fonte de inovação e de relações internacionais.

A Cerimónia Europeia do Património Cultural contou com momentos musicais preparados pela Orquestra Juvenil da União Europeia, parceira da Europa Nostra.

Os mestres de cerimónia foram Sneška Quaedvlieg-Mihailovic, Secretária-Geral da Europa Nostra, e Alberto Toso Fei, jornalista, escritor e historiador italiano de renome.

A cerimónia é um dos principais eventos da Cimeira do Património Cultural Europeu 2021. A Cimeira é organizada pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, com o apoio da União Europeia e em colaboração com outros parceiros europeus e italianos. A Cimeira realiza-se sob o patrocínio do Parlamento Europeu, da Presidência Eslovena do Conselho da UE e do Ministério da Cultura Italiano. A Cimeira contribui para duas iniciativas fundamentais dirigidas aos cidadãos lançadas pelas instituições da UE, nomeadamente a Nova Bauhaus Europeia e a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,985,772
>