"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Autos-de-Fé: Uma obra Polémica

Contra o decolonialismo, o neofeminismo, o racialismo, a teoria do género e o comunitarismo. 


No polémico livro Autos-de-Fé, a Arte de Destruir Livros, o, não menos polémico filósofo francês Michel Onfray denuncia a forma como grandes intelectuais e professores têm vindo a ser cúmplices daquilo a que chama «neofascismo de esquerda» e de como sacrificaram a verdade aos seus interesses ideológicos, patrocinando verdadeiros autos-de-fé, nos quais se queimam os livros que se atrevem a beliscar o pensamento dominante. A obra chega agora a Portugal, numa edição Livros Vermelhos da Guerra e Paz e estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 26 de outubro.

Uma denuncia ao sistema inquisitorial da «fachosfera de esquerda», Autos-de-Fé, a Arte de Destruir Livros, do filósofo francês Michel Onfray, propõe um exercício prático: ver a forma como livros essenciais para estabelecer a verdade foram torpedeados na praça pública. Pelos seus danos? Pela sua perigosidade? Pela sua toxicidade? Pela sua ameaça? Porque foram livros que se propuseram a destruir as mitologias do momento. Mas é sabido: o primeiro a dizer a verdade tem de ser executado: «Disseram a verdade mais cedo do que se esperava, mais cedo do que os outros.»

Cada capítulo deste polémico livro, que agora chega a Portugal, é dedicado a um dos seis livros que foram sufocados, com a conivência da comunidade intelectual, por denunciarem e atacarem ideologias como o maoísmo, o marxismo, o activismo racializado, os mitos da psicanálise e o mito de um Islão. São eles: Les Habits neufs du président Mao, de Simon Leys (1971); O Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsin (1973); Voyage au centre du malaise français, de Paul Yonnet (1993); O Choque das Civilizações, de Samuel Huntington (1996); Le Livre noir de la psychanalyse, de Didier Pleux, Jean Cottraux e Mikkel Borch-Jacobsen (2005); e Aristote au mont Saint Michel, de Sylvain Gouguenheim (2008).

Na obra, Onfray chama os bois pelos nomes e denuncia a forma como grandes intelectuais e professores universitários – de Barthes a Foucault, passando por Deleuze – sacrificaram a verdade aos seus interesses ideológicos e de como o «neofascismo de esquerda» cresce a cada dia impulsionado pelo decolonialismo, o neofeminismo, o racialismo, a teoria de género e o comunitarismo. «Um porco não tem necessariamente o aspecto de um porco, pois não tem um aspecto definido, mas existe em todos os regimes. Também o nosso regime tem os seus.»

Um livro polémico de um filósofo polémico, que promete acender um imperativo debate sobre a nova censura e que explica como hoje damos por acertadas as ideias destes seis livros lançados à fogueira. Só podia ser uma edição Livros Vermelhos, colecção da Guerra e Paz que privilegia teses contra catecismos e o pensamento único.

Autos-de-Fé, a Arte deDestruir Livros chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Outubro. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora.  


Autos-de-Fé, a Arte de Destruir Livros
Michel Onfray
Não-Ficção / Ciências Sociais
176 páginas · 15x20 · 13,00 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,930,039