"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

A autonomia estratégica da União Europeia: uma prioridade para Portugal?

Dia 25 de novembro (quinta-feira) pelas 18h30 no CNC, terá lugar o segundo debate do ciclo subordinado ao tema Conceito Estratégico da Defesa Nacional - "Que Estratégia para Portugal?" -, coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, com o apoio do Ministério da Defesa.


A Europa da Defesa foi pensada, a partir dos anos 90, como um projeto complementar da NATO e com o objetivo de contribuir para a paz internacional, no quadro das Nações Unidas, numa altura em que as tensões Leste-Oeste tinham perdido parte da sua acuidade e a ideia de uma casa comum europeia parecia realizável.

Os passos que foram dados assentavam na cooperação entre a França e o Reino Unido que se alargava a todos os Estados-membros. Hoje tais premissas estão em causa. A garantia americana no seio da NATO está enfraquecida, a Rússia de parceira passou a ser vista como um risco para a segurança e o Reino Unido já não é membro da União Europeia. Tudo isto numa altura em que se multiplicam os conflitos e as tensões nas fronteiras da União. É neste contexto que ganha corpo o debate sobre a autonomia estratégica e capacidade da União, na resposta, sozinha se necessário, aos desafios à sua segurança.

Qual deve ser a visão portuguesa da defesa europeia? Que lugar para o Reino Unido? Que relações com a Rússia? São algumas das questões que se levantam.

ORADORES CONVIDADOS:
Licínia Simão [Professora Universitária; Investigadora no CES; Assessora do Ministro da Defesa; Antiga Investigadora do IEEI]
Isabel Valente [Professora Universitária; Investigadora CEIS20- Universidade de Coimbra; Antiga Investigadora do IEEI]

MODERADOR
Álvaro Vasconcelos [antigo Diretor do IEEI]

 

Entrada livre, condicionada à lotação da sala.


CENTRO NACIONAL DE CULTURA | GALERIA FERNANDO PESSOA
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199

 

 

Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates como contributo para a revisão do Conceito anunciada pelo governo, que deverá orientar a política de segurança e defesa nacional, com o intuito de atualizar e trazer para a contemporaneidade o debate sobre o CEDN, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

É coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, e conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional.


Agenda
Teatro e Dança

Feira de Outubro

AMAS - Auditório Municipal António Silva 27 Nov   |  21h00

Concertos

Maria Reis

Teatro Viriato 27 Nov   |  21h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
62,830,462
>