"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festas do Povo de Campo Maior classificadas pela UNESCO como Património Cultural Imaterial

Começam por ser um segredo bem guardado, construído ao longo de muitos serões pelas mãos da vizinhança que se junta - às vezes até a muitos quilómetros de distância. Quando o povo quer, as Festas do Povo de Campo Maior transformam o tórrido Verão alentejano numa Primavera em flor. Tradição secular, foi esta quarta-feira classifcada como património da Humanidade.

As festas não têm uma periodicidade definida. Realizam-se quando o povo quer Lusa/Nuno Veiga


A inscrição como Património Cultural Imaterial das festas comunitárias portuguesas, na vila de Campo Maior, na região do Alentejo, foi aprovada ao início desta tarde, na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Paris (França), até sábado.

Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, “engalanadas” com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.


Notícia em atualização

por Lusa e Público | 15 de dezembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,201,852