"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

"Que Estratégia para Portugal?" - Audição Cidadã com Ministro da Defesa

O Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional termina com uma audição cidadã, a ter lugar no próximo dia 1 de fevereiro (terça-feira) às 18h00, no Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto.


Neste momento de grandes transformações na ordem internacional, Portugal repensa as suas grandes opções estratégicas e o seu impacto na política de segurança e defesa, tornando-se premente olhar para as opções no passado. O Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates.

A Audição Cidadã “Que Estratégia para Portugal?” encerra o Ciclo e pretende abrir a discussão à sociedade civil – e em particular à juventude e aos estudantes. Nesta, a plateia terá oportunidade de colocar questões ao Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. João Gomes Cravinho. A Audição, organizada pela Universidade Lusófona do Porto (ULP) terá lugar dia 1 de fevereiro de 2022, às 18h00, no Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto.

A discussão do conceito estratégico da defesa nacional lançada pelo governo providencia uma boa ocasião para auscultar as questões e preocupações da sociedade civil sobre aquelas que devem ser as grandes prioridades internacionais de Portugal e que impacto terão na política de defesa nacional. A Audição Cidadã pretende recuperar as questões dos debates passados acrescentando-lhe uma miríade de tantas outras:

Qual a importância de Portugal ter uma política de defesa? Para quê? Para defender o seu território? Para ajudar os outros países europeus? Para contribuir para a paz em África? Para garantir os direitos humanos? Qual a importância da NATO para Portugal? Deve a China ser vista como inimigo? Deve Portugal aliar-se aos Estados Unidos? Ou deve manter as suas prioridades em linha com a autonomia europeia? Deve Portugal contribuir para a garantia dos direitos humanos em países terceiros – como foi no caso de Ruanda, em que existia perigo de genocídio? No caso de haver perigo de genocídio, deve Portugal participar numa operação baseada no princípio de proteger? Qual a importância da defesa para a ecologia?

 

Entrada livre, com apresentação de certificado de vacinação e/ou recuperação, condicionada à lotação da sala.

RSFF através do e-mail ucdieei@gmail.com.


  

Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates como contributo para a revisão do Conceito anunciada pelo governo, que deverá orientar a política de segurança e defesa nacional, com o intuito de atualizar e trazer para a contemporaneidade o debate sobre o CEDN, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

Coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, com o apoio do Ministério da Defesa Nacional.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,920,869