"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Feira ARCOlisboa regressa em 2022 ao formato presencial

De 19 a 22 de maio, no espaço da Cordoaria Nacional, espera-se a presença de 70 galerias portuguesas e internacionais. As candidaturas já abriram.

Foto: Rodrigo Gatinho


Com o desejo de voltar ao formato presencial, depois de duas edições digitais por causa da pandemia, a ARCOlisboa anuncia as datas de 19 a 22 de maio. A feira de arte contemporânea confirma que irá regressar ao espaço da Cordoaria Nacional, depois da tentativa falhada de no ano passado realizar o certame na Doca de Pedrouços.

A organização internacional a cargo da IFEMA, a Feira Internacional de Madrid anuncia em comunicado que já está aberto, até 24 de janeiro, “o prazo de apresentação de candidaturas para participar na ARCOlisboa 2022”.

A quinta edição “presencial”, explica o comunicado “representa o reencontro físico com a arte contemporânea na capital portuguesa. Durante quatro dias, Lisboa voltará a ser um dos mais atrativos e interessantes centros artísticos e culturais da Europa com a participação de galerias, artistas, colecionistas, curadores e outros profissionais, instituições, museus e centros de arte”.

De 19 a 22 de maio, no espaço da Cordoaria Nacional vão marcar presença 70 galerias portuguesas e internacionais. Segundo a organização, “o Programa Geral, composto pelas galerias selecionadas pelo Comité Organizador, voltará a ser o eixo principal da feira”.

Segundo a organização, nesta edição a “ARCOlisboa evolui no sentido de uma feira mais curatorial, na qual as galerias apresentarão projetos muito definidos e com um número menor de artistas em cada espaço.”

Ao Programa Geral, juntam-se também outros como a secção Opening Lisboa, “focada nas galerias jovens com o objetivo de enriquecer a feira com novos conteúdos e pesquisas, e África em Foco, com a participação de galerias do continente africano”. Como em edições anteriores, haverá também um espaço dedicado às publicações de arte.

Esta edição conta mais uma vez com o apoio da Câmara de Lisboa e da Fundação EDP.

Esta será a quinta edição da feira de arte contemporânea que passou a ter uma extensão em Lisboa desde 2016. Na última edição com visitantes, em 2019 participaram 71 galerias maioritariamente portuguesas e espanholas e contou com 11 mil pessoas.


por Maria João Costa in Renascença | 13 de janeiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,660