"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu o cineasta Lauro António

O cineasta português morreu esta quinta-feira vítima de um um ataque cardíaco fulminante.

© Paulo Alexandrino / Global Imagens


O realizador e programador de cinema Lauro António morreu esta quinta-feira, aos 79 anos, disse à agência Lusa fonte da família.

Segundo o filho, Frederico Corado, Lauro António sofreu "um ataque cardíaco fulminante" hoje de manhã em casa, em Lisboa. Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

Crítico de cinema, programador, ensaísta e realizador, Lauro António estava atualmente ligado à Casa das Imagens, em Setúbal, um espaço cultural criado a partir de uma doação que o crítico de cinema fez à autarquia.


Em 2021, em declarações à agência Lusa, Lauro António explicava que a Casa das Imagens iria contar com cerca de 50 mil livros, filmes, fotografias, cartazes e outros documentos, para consulta pública, para que não se dispersasse ou caísse no esquecimento.

O cineasta, que nasceu a 18 de agosto de 1942, realizou o filme Manhã Submersa (1980) protagonizado por Eunice Munoz, Virgílio Ferreira, Jacinto Ramos e Canto e Castro.

Foi também crítico de cinema, professor e diretor de festivais.

Em 2018 recebeu o prémio Sophia Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema. No mesmo ano foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2010 comemorou 50 anos de carreira com uma homenagem, exposição e ciclo dedicado à sua obra no Teatro na Trindade.


in Diário de Notícias | 3 de fevereiro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,010