"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Hip-hop, funky, fado e música sem fronteiras

E se, de repente, os produtores de nomes como Beyoncé, Alicia Keys ou Chris Martin trabalhassem com produtores portugueses e artistas como os Calema, Blacci ou Nenny? Foi o que aconteceu no primeiro Klasszik Vynl Song Camp.

Para Nenny e Blacci, o Song Camp foi um momento para sair fora de pé.© Gerardo Santos/ Global Imagens Nelson Klassik (centro) foi um dos promotores de um evento que e contou com a presença do britânico Arrow Benjamin.© Gerardo Santos/ Global Imagens Para os Calema foram momentos de partilha essenciais.© Gerardo Santos/ Global Imagens


Têm ambas 20 anos e as vidas marcadas pelas diásporas em que é pródiga a condição de se ser lusófono - Blacci nasceu no Rio de Janeiro e veio para Portugal aos 6 anos; Nenny, de origem cabo-verdiana, nasceu em Vialonga, às portas de Lisboa, e cedo emigrou com a mãe, primeiro para França e depois para o Luxemburgo, onde ainda passa muito tempo. Mas se as dificuldades económicas ditaram algum desassossego (como Nenny escreveu e cantou no tema que dedicou à coragem da mãe, Dona Maria, "Mudamos de país fomos pra França/Escravas à mesma, mas língua diferente"), a experiência de conhecer outras culturas e modos de viver tornou-as também mais disponíveis para a novidade e para o que é diferente. De mente aberta participaram, com outros artistas e produtores musicais no primeiro Klasszik Vynl Song Camp, que se realizou na semana passada em Sintra, numa parceria das produtoras Klasszik e Live Vynil. "As nossas expectativas foram largamente superadas", dizem-nos ambas, como, aliás, também o dirão António e Fradique Ferreira, os dois irmãos que compõem o duo Calema. O caso não parece ser para menos já que neste Song Camp participaram produtores como Arrow Benjamin (que tem trabalhado com Alicia Keys e Beyoncé, com quem também gravou o dueto Running lose it all), Johnny Coffer (Rita Ora, Emeli Zande, Chris Martin, entre outros), Daecolm (Chris Brown, Headir One, Mario), Sinai (Jonas Blue, Arlissa, Jungleboi, Zayn, Rehab) e artistas como os referidos Calema, Nenny, Blacci, mas também T-Rex, Bárbara Bandeira e Soraia Ramos.

Para Nélson Klasszik (produtor de vários temas destes artistas e de outros como Anselmo Ralph) um dos promotores deste encontro que juntou uma equipa de 20 pessoas, o objetivo foi "criar um intercâmbio de experiências no sentido de gerar uma nova receita musical." Satisfeito com o ambiente criado em estúdio, acredita que não há maneira mais feliz de deixar para trás os largos meses de pandemia: "Estamos tão absorvidos no trabalho em conjunto que é como se os problemas do mundo ficassem lá fora."

A seu lado, está o músico e produtor britânico Arrow Benjamin que nos lembra como conheceu Nélson Klasszik: "Há cerca dum ano, eu tinha acabado de chegar a Portugal e estava num restaurante com a minha mulher, em modo lua-de-mel, mas não pude resistir a ouvir a música que se ouvia noutra mesa, atrás de mim. Eram dois cavalheiros que estavam a ouvir uma performance musical num telefone. Eu não queria pensar em trabalho mas não pude deixar de gostar do que estava a ouvir e fiquei muito curioso. Quando íamos a sair, acabei por voltar atrás e por lhes perguntar que som era aquele. Combinámos encontrar-nos porque, na verdade, estava e continuo a estar muito interessado em fazer discos internacionais e muito disponível para ser inspirado por novas expressões e para investir em novos talentos". Benjamin, que nos revela ter-se mudado para Portugal com a família porque aqui encontrou "ainda um respeito pela vida comunitária que já não existe na Londres onde nasci e cresci", não se sente à vontade para dar lições. No entanto, vai dizendo "aos mais novos que não caiam na tentação de se expor demasiado. Brilhem e partilhem o vosso talento, mas não se deixem mover pelo ego. Tenho o privilégio de trabalhar com algumas das maiores estrelas do mundo da música como Beyoncé, Alicia Keys e sei que a sobrexposição pode ser um fardo muito pesado."

Momentos de partilha como estes são essenciais para os Calema. Fradique Ferreira, o mais velho deste duo de irmãos nascidos em São Tomé e Príncipe mas desde 2008 em Portugal, afirma que "este Song Camp tem-nos permitido, por um lado, compreender que estamos no caminho certo porque nos mostrou que o que estamos a fazer não é muito diferente do que se está a fazer lá fora e, por outro, temos aprendido muito porque estamos em contacto com artistas e produtores muito relevantes a nível internacional." E o que têm aprendido? Segundo António, o mais novo, que "o mercado internacional procura a autenticidade e não a imitação de fórmulas de sucesso, mas já gastas." Esperando que este encontro seja um bom ponto de partida para tempos sem os condicionalismos ditados pela pandemia ("foi horrível atuar para a câmara do computador, sem sentir a energia do público que é essencial na música", dizem), o duo está a preparar um novo disco, a sair no final da Primavera, também uma parceria com o cantor brasileiro Zé Felipe e têm concertos marcados para Canadá, Estados Unidos. Luxemburgo, Bélgica. Guiné-Bissau e Suiça: "Queremos muito fazer isto, levar a nossa música para além das fronteiras da lusofonia. Acreditamos que a música é para ser sentida, mesmo que não se perceba a língua. Às vezes a tentativa de perceber a letra corta o puro prazer de desfrutar da música. Queremos ter gente a saltar e a dançar connosco."

Para as mais novas do grupo, Nenny e Blacci (tão novas que não sabem usar o telefone vintage, de disco, que está na sala em que as entrevistamos) este Song Camp foi um momento para sair fora de pé, sem medos nem preconceitos. "Está a ser muito desafiante", diz-nos a rapper. "Vim disponível para fazer o melhor e encontrei uma abertura muito grande. Se dizemos "Bora fazer uma coisa maluca", respondem-nos então vamos lá. Trabalhamos vários géneros musicais. O meu universo é muito hip-hop e rap e já experimentei aqui thrill, fado, coisas que não imaginávamos sequer que podíamos fazer." Um sentimento partilhado por Blacci: "O que aqui nos foi proporcionado excedeu muito as minhas expectativas porque os participantes são muito talentosos e têm sonoridades tão diferentes que nos tiram da nossa zona de conforto. De repente, estava a misturar música electrónica com funky, ou mesmo a tocar no piano algo à moda de John Legend."

As duas viveram a pandemia de formas diferentes, mas sempre com os olhos postos no futuro.

Para Blacci, foi o momento de tomar grandes decisões: "Eu sempre fiz música mas foi durante a quarentena que tomei a decisão de congelar o curso na Faculdade (estava a estudar Ciência Política e Relações Internacionais) e optar pela música a tempo inteiro.

Compreendi que a vida é demasiado curta para não fazermos o que gostamos mesmo." Para Nenny, profissional desde os 17 anos (em 2019 o seu primeiro tema original, Sushi, teve mais de 14 milhões visualizações no youtube), as coisas foram mais complicadas: "Começou por ser um pouco frustrante porque tinha muitos shows marcados e queria muito interagir com o público, o que é tão saboroso e importante. Mas também pude fazer mais cenas no meu processo criativo e acabei por retirar o mais positivo duma situação má. E agora estou aqui com gente de topo, que trabalha com os artistas que mais me inspiram desde sempre." E faz um grande sorriso: "Valeu a pena esperar."


por Maria João Martins in Diário de Notícias | 6 de fevereiro de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Exposições

Pouca Vergonha

Sociedade Nacional de Belas Artes 16 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,805,541