"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Foz do Almargem e do Trafal futura reserva natural local

Foi aprovada em reunião da Câmara Municipal de Loulé, a classificação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, um processo lançado em maio de 2021.


Enquadrada nos desígnios deste Município no que toca à defesa ambiental do seu território e ao combate às alterações climáticas, “esta classificação será elementar para que se possam definir diversas medidas e ações de adaptação e mitigação climática, nomeadamente a proteção da biodiversidade”, sublinham os responsáveis autárquicos.

O documento será agora submetido a aprovação na Assembleia Municipal, seguindo-se um período de discussão pública, visando a recolha de observações e sugestões sobre a classificação da área protegida. Em simultâneo, arranca o procedimento com vista à elaboração de um Regulamento de Gestão da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal.

Refira-se que esta Reserva Local abrange 135 hectares, na faixa litoral da freguesia de Quarteira, e é atravessada por duas ribeiras, - a ribeira da Fonte Santa ou do Almargem e a ribeira do Carcavai. Constitui uma das importantes zonas húmidas do Algarve e nela se destaca, ao nível da biodiversidade, a existência de, pelo menos, 214 espécies de flora autóctone, 9 habitats naturais, 235 espécies de fauna, 137 espécies de avifauna, das quais 26 estão ameaçadas, e 94 espécies diferentes de insetos.

Esta classificação irá privilegiar a proteção e valorização dos recursos e dos sistemas naturais, salvaguardando a biodiversidade do local bem como a preservação dos valores paisagísticos, culturais e sociais. Os objetivos da criação desta Reserva passam, deste modo, pelo aprofundamento do conhecimento desta área com vista à conservação e/ou recuperação dos ecossistemas; promoção dos valores naturais e culturais; promoção de práticas educativas e científicas que conduzam a uma maior literacia ambiental e cultura científica; aposta na monitorização de espécies e habitats e dos processos hidrológicos, biofísicos, climáticos, geológicos, ecológicos e socioeconómicos; promoção do ordenamento do território e do usufruto sustentável do território ao nível turístico, desportivo e de lazer; ou ainda o fomento do desenvolvimento económico, social e cultural da região, de forma equilibrada e sustentada, beneficiando, sempre que possível, as comunidades locais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,919,746