"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Literário Luis Sepúlveda e novidades literárias marcam a presença da Porto Editora no 23.º Correntes d'Escritas

Francisco José Viegas, Adolfo Luxúria Canibal, Manuel Jorge Marmelo e Carla Pais são alguns dos autores convidados do evento literário que acolhe ainda a pré-apresentação do álbum biográfico de José Saramago. 


Depois de uma atípica edição online em 2021, autores e livros regressam a terras poveiras para a 23.ª edição do Correntes d’Escritas. A decorrer de 23 a 26 de fevereiro, o extenso programa deste festival inicia com o anúncio do vencedor do Prémio Literário Luis Sepúlveda, que promete ser um dos momentos marcantes da Sessão de Abertura do Correntes d’Escritas. Na mesma ocasião, será conhecido o vencedor do Grande Prémio Literário Casino da Póvoa, que conta com dois livros publicados pelo Grupo Porto Editora entre os 14 finalistas: Os Doentes do Doutor García, de Almudena Grandes, e Chuva Miúda, de Luis Landero. Mas a presença da Porto Editora vai muito para lá dos prémios.

No capítulo das novidades literárias, destaque para as apresentações, em primeira mão, dos livros Um cão deitado à fossa, de Carla Pais, O Crespos, de Adolfo Luxúria Canibal e A Última Curva do Caminho, de Manuel Jorge Marmelo. Estes autores estarão também presentes nas mesas de debate que marcam a agenda do festival, para as quais está ainda confirmada a participação de Filipa Leal.

Quem marcará presença ao longo de toda esta edição do Correntes d’Escritas é Valter Hugo Mãe. No dia da abertura, às 17:00, o autor inaugura a exposição Parece um pássaro, mas é um pirilampo ou um louva-a-deus. Nesta mostra, patente até ao final do festival na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, os visitantes poderão ver algumas das ilustrações e cadernos de apontamentos que nasceram e acompanharam o autor na escrita de Contra Mim, obra vencedora do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB de 2020.

No programa, destaque ainda para dois momentos verdadeiramente únicos: a conversa em torno da reedição de Morte no Estádio e do 30º aniversário de Jaime Ramos, o inspetor da PJ protagonista de mais de uma dezena de livros de Francisco José Viegas, e a pré-apresentação de Saramago – Os seus nomes, um álbum biográfico com edição de Alejandro García Schnetzer e Ricardo Viel, resultante de uma parceria com a Fundação José Saramago no âmbito das celebrações do centenário do prémio Nobel português.

Num outro registo, Adolfo Luxúria Canibal encerra a noite de sexta-feira com Estilhaços. O espetáculo de spoken word baseado no livro homónimo sobe ao palco do Cine-Teatro Garrett às 22:00. 
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,218,135