"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nova mostra de artes performativas junta Teatro Praga, O Espaço do Tempo e CCB

A 1ª edição da mostra contemplará espetáculos, em março, com programação e coordenação de Rui Horta, e estreias de Bruna Carvalho, Joãozinho da Costa, Luara Raio e Silvestre Correia.

Rui Horta, que programa e coordena a mostra_Rui Gaudêncio


Artistas emergentes da “cena contemporânea portuguesa” apresentam-se, em março, em Lisboa, na 1.ª edição da “Gaivotas Belém”, mostra de artes performativas que junta Teatro Praga, O Espaço do Tempo e Centro Cultural de Belém.

“Gaivotas Belém”, de acordo com a organização, “resulta de uma união de esforços entre o Teatro Praga, O Espaço do Tempo e o Centro Cultural de Belém, no sentido de oferecer condições e espaços de visibilidade e de reconhecimento a artistas emergentes da cena contemporânea portuguesa”.

A 1.ª edição da mostra, que decorre na Rua das Gaivotas 6 e no Centro Cultural de Belém entre 8 e 13 de março, é programada e coordenada pelo coreógrafo e bailarino Rui Horta e conta com a estreia de espetáculos de Bruna Carvalho, Joãozinho da Costa, Luara Raio e Silvestre Correia.

“Gaivotas Belém” junta três instituições “com naturezas, missões e dimensões muito diferentes”. “Temos, por um lado, o CCB, uma das instituições culturais em Portugal de maior dimensão e recursos financeiros, que tem habituado o seu público a uma programação eclética, internacional e de diferentes escalas. Por outro lado, temos um projeto do Teatro Praga, a Rua das Gaivotas 6, que tem assumido um papel preponderante na cena artística independente lisboeta, operando sobretudo no acolhimento, no apoio e na apresentação de artistas emergentes, privilegiando abordagens experimentais e divergentes”, lê-se no comunicado.

Também envolvido neste projeto está O Espaço do Tempo, “centro de residências e incubadora de criação artística, lugar transversal à maioria dos artistas da cena contemporânea nacional nos últimos 20 anos e que, em “Gaivotas Belém”, acolhe a preparação da maioria dos trabalhos apresentados e funciona como elo de ligação entre a dinâmica independente e tendencialmente experimental da Rua das Gaivotas 6 e a referência institucional e de grande visibilidade que é o CCB”.

Os quatro artistas convidados para a primeira edição foram escolhidos “pela singularidade das suas operações de composição, pelo rigor com que tratam os materiais que dão forma aos seus espetáculos e pelas suas personalidades artísticas altamente diferenciadas, representando a mais rica diversidade que constitui o tecido de criação emergente das artes performativas em Portugal”.

Joãozinho da Costa apresenta, em 8 e 9 de março na Rua das Gaivotas 6, Fidjo di Tchon, que “invoca no palco os corpos em movimento que tomam a forma de pincéis e pintam com as suas danças as telas em branco, tendo como fundo musical melodias guineenses e projeções de vídeos e imagens das ruas de Guiné-Bissau”.

“Crítica à conduta das sociedades em relação ao lixo que elas acumulam e aos comportamentos inconscientes dos cidadãos, a peça é construída a partir da chegada a Bissau de um guineense que mora na Europa. Essa personagem está de regresso ao seu país de origem após 18 anos, desejoso por conhecer e redescobrir todos os lugares”, é descrito.

Bruna Carvalho apresentará Penumbra, “uma composição a solo que explora a cristalização de imagens no plano da luz e sombra puras”, a 9 e 10 de março na Black Box do CCB. A criação de Silvestre Correia, Filme, será apresentada a 11 e 12 de março na Rua das Gaivotas 6, e “procura o encontro da ferramenta teatral com a do cinema”. A mostra terminará com a apresentação de Apocalypso, de Luara Raio, a 12 e 13 de março na Black Box do CCB.


por Lusa e Público | 9 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,904,076