"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Toubab" de Florian Dietrich é o filme vencedor do Prémio do Público na KINO 2022

Florian Dietrich é o grande vencedor do Prémio do Público na 19.ª edição da  KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, do Goethe-Institut Portugal. 


Toubab
, a primeira longa-metragem do realizador, foi o filme preferido do público português e venceu com uma nota média de 9/10, deixando em segundo lugar o filme de encerramento da KINO, A Grande Liberdade (8,9/10), e em terceiro lugar Ivie mais Naomi (8,4/10).

Toubab é uma comédia e conta a história de Babtou que após ser libertado da prisão, não tarda a meter-se novamente em sarilhos com a polícia. Embora tenha nascido na Alemanha, corre o risco de ser deportado para o Senegal, que é supostamente o seu «país de origem». Julius Nitschkoff - que interpreta o papel de Dennis, o melhor amigo de Babtou - e Farba Dieng - que dá vida à personagem de Babtou - revelam-se atores convincentes, não apenas como melhores amigos, dispostos a fazer qualquer coisa um pelo outro, mas também ao simularem uma relação de casal, estratagema a que recorrem para que Babtou possa escapar à deportação.

O realizador Florian Dietrich teve a ideia para o filme após reunir com indivíduos que se encontram presos num centro de detenção juvenil em Wiesbaden, onde Dietrich implementa projetos artísticos e de teatro com a coargumentista Anne Dechow. Aí, tiveram a oportunidade de conhecer jovens adultos prestes a ser deportados para o país dos respetivos pais, sem que eles próprios alguma vez lá tenham estado.

Em 2021, Toubab venceu o Prémio NDR de Realização (NDR-Regiepreis), bem como com o Prémio do Público, no Film Art Festival de Mecklemburgo-Pomerânia (Filmkunstfest MV) e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Varsóvia.

A estas distinções, junta-se agora o Prémio do Público da KINO 2022, com um prémio em dinheiro no valor de 800€, atribuído em cooperação com o Turismo da Alemanha, entidade que é também responsável pelo sorteio de uma viagem para duas pessoas a Berlim, realizado entre os participantes na votação que determinou o Prémio do Público.

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em parceria com as embaixadas da Áustria, Suíça e Luxemburgo e tem curadoria de Teresa Althen e Susana Santos Rodrigues. Em 2022, decorreu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro no Cinema São Jorge, em Lisboa, e até 6 de fevereiro em Filmin.pt com a rubrica "KINO no feminino".
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,803,541