"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ordem dos Médicos e espaço criativo Manicómio lançam Symposium da Loucura

Uma mostra artística concebida pelos artistas do Manicómio como "um encontro entre médicos e loucos em torno do tema da saúde mental".

Foto: Neil Hall/EPA


A Ordem dos Médicos da Região Sul comunica que será "invadida culturalmente" pelo Manicómio, um espaço de criação que promove trabalhos de artistas com experiência de doença mental, nascido em 2019, no Beato, em Lisboa.

"A saúde e a doença mental, apesar de serem realidades com centenas de anos, só recentemente entraram nas prioridades das sociedades modernas", justifica, no comunicado, Jorge Penedo, vice-presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.

"Entendemos que devemos dar um contributo efetivo nesta discussão e na desmistificação do que significa a doença mental", acrescenta.

"O Symposium da Loucura é uma performance cultural interventiva, uma afirmação da disrupção e um hino à liberdade criativa, ao diferente, que, apesar de ainda não o sabermos, é o normal", sublinha, no mesmo comunicado, Sandro Resende, o curador do Symposium, reconhecendo que o convite surpreendeu o Manicómio, sabendo, porém, que "de médicos e loucos, todos temos um pouco".

O convite para desenvolver "um projeto artístico e cultural arrojado e diferente" foi feito sabendo que "arte não é a primeira palavra que surge quando falamos da Ordem dos Médicos" e "loucura muito menos", explicita.

De hoje até outubro, haverá exposições, uma mostra de videoarte, um concerto, uma performance gastronómica e a conferência "Simpósio da Cura".

O Symposium da Loucura abre com a inauguração da exposição do artista plástico Daniel Arthur, prevista para as 17h30, na galeria da Ordem dos Médicos em Lisboa, na qual serão expostos outros artistas do Manicómio.


por Lusa e Renascença | 17 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,886,469