"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concurso de Escrita Criativa: 20 Anos do Douro Património Mundial

Inserido na programação destinada a assinalar os 20 Anos do Douro Património Mundial, cujas comemorações decorrem ao longo de todo o ano, o IIIº concurso escolar de escrita criativa ESTÓRIAS [IM]PROVÁVEIS tem como tema o DOURO, o seu património paisagístico (natural ou edificado) e património imaterial (usos, costumes, tradições, artes e ofícios).


Destinado aos alunos dos 2º e 3º CEB e Secundário, o concurso tem como principais objetivos motivar hábitos de leitura e incentivar a criatividade literária dos alunos, associada à promoção do conhecimento sobre o património da região do Douro, como ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento de textos em prosa ou em verso.

Tendo em conta a relevância e o contexto da temática proposta, a organização deste ano contempla algumas novidades, de modo a que esta IIIª edição do concurso seja especial e territorialmente abrangente.

Nesse sentido, pela primeira vez, o concurso vai estar aberto à comunidade educativa dos 19 concelhos que integram a região duriense (lista de concelhos abrangidos: https://cimdouro.pt/), podendo candidatar-se os alunos dos 2º e 3º CEB e Secundário, que frequentem estabelecimentos de ensino dos concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Douro – CIM DOURO.

Outra das novidades, desta edição, é a realização de um sorteio de 20 viagens de barco no Douro, a realizar entre os alunos que fizerem a sua pré-inscrição no concurso. A decorrer em maio, a viagem contará com a participação do escritor Tiago Salazar e o programador literário João Morales, no contexto de uma oficina de escrita criativa destinada à partilha e desenvolvimento de algumas ferramentas de apoio à criação literária.

As inscrições no concurso são gratuitas, mas obrigatórias. Já estão abertas e podem ser feitas através do envio de um email (mlamego@culturanorte.gov.pt), até 30 de abril de 2022.

Promovido, anualmente, pelo Museu de Lamego e Rede de Bibliotecas de Lamego, a 3ª edição do concurso tem o apoio da CCDR-Norte – 20 Anos do Douro Património Mundial e da Direção Regional de Cultura do Norte.

Datas importantes:
Prazo de inscrição – 30 de abril de 2022
Prazo para entrega dos trabalhos a concurso – 31 de maio de 2022
Sorteio das 20 viagens de barco no rio Douro – 6 de maio de 2022
Viagem de barco – maio de 2022 (data a anunciar)
Cerimónia de entrega de prémios – 6 de outubro de 2022 

REGULAMENTO do concurso disponível AQUI

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,096,985