"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mulher Beirã é o novo single de O Marta

O novo single, Mulher Beirã, dá-nos a conhecer aquela que “sai da luta a saber amar”. A vivacidade das vozes presentes desde o início ao fim do tema, acompanhadas de um dançável e marcado carácter rítmico, revelam a quem ouve a figura feminina resiliente, lutadora e carinhosa que inspira O Marta a trazer a sua singularidade peculiar para além-fronteiras da região beirã. 


O tema não fica completo só com as típicas percussões e melodias tradicionais, mas envolve-nos também num espaço sonoro criado por um rico sound design característico da sua produção.

A letra conta-nos uma história que flui paralelamente à música, criando uma sintonia entre estes dois mundos tão distintos, mas tão iguais. Num determinado momento da música ouvimos as vozes polifónicas a cantar “muda ardo planto o cravo, para colher a minha voz” sendo neste momento onde O Marta quebra o paralelismo som/letra para fazer um resumo do que foi, do que é e do que poderá ser tanto a sua música, como a mulher na história da humanidade.

Após a paragem repentina no ponto de maior clímax, quando ouvimos os cantos polifónicos a cantar “a mulher é beirã” existe um alívio de tensão, que nos permite respirar e embalar ao som da flauta começando a partir desse momento a construir novamente a fundação da música para romper num refrão final estrondoso, cheio de percussões, instrumentos de sopro como trompete e flauta, vozes polifónicas, guitarras, sintetizadores e ainda um trio de cordas (violinos e violoncelo). 

Mulher Beirã está agora disponível em todas as plataformas de streaming.

Alhures na Beira Alta, nasce uma nova forma de conviver com a tradição. Por trilhos percorridos que vão desde o indie à eletrónica, O Marta, projeto a solo de Guilherme Marta, volta-se agora para as terras da sua infância, entre São Pedro do Sul e Arnas, numa redescoberta da sua aura. Seja a compleição da percussão tradicional, os viscerais cantos polifónicos da região beirã ou as carismáticas melodias de guitarra, O Marta respira nova vida ao encontro moderno do indie rock com o folclore português.

O Marta ao vivo:
04/03 - Carmo’81, Viseu
10/03 - GrETUA, Aveiro
18/03 - B.O.T.A., Lisboa
25/03 - Espaço Compasso, Porto

Agenda
Exposições

Summer crush

Espaço Exibicionista 19 Abr a 18 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,881,553