"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

70 anos de Dicionários Porto Editora assinalados com nova Infopédia

A maior base lexicográfica em língua portuguesa tem uma nova interface com experiência de utilização facilitada.


Neste Dia Internacional da Língua Materna, a Porto Editora comemora os 70 anos da primeira edição do Dicionário de Língua Portuguesa com o lançamento do novo website da Infopédia.

Com um novo design concebido para garantir uma melhor experiência de utilização, a infopedia.pt ganhou uma nova interface, desenhada para smartphone, desktop ou tablet e concebida para facilitar a pesquisa na maior base lexicográfica em língua portuguesa.

Os 32 dicionários em 11 idiomas (Português, Língua Gestual Portuguesa, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Neerlandês, Chinês, Tétum e Grego) ganharam um novo fôlego com esta reorganização: por digitação ou através da voz, nunca foi tão fácil chegar a uma definição ou tradução de uma palavra ou expressão.

Mais do que nunca, a definição de uma palavra constitui uma porta de entrada para um conjunto significativo de relações lógicas com outros verbetes, agora com menor esforço de interação por parte do utilizador — quer seja um estudante ou um utilizador profissional, a infopedia.pt demarca-se como uma ferramenta imprescindível para o dia a dia.

A aposta na diversificação como forma de promover o riquíssimo património que é a Língua Portuguesa mantém-se, tal como o destaque à produção literária nacional e internacional através da área Livros e Autores. A par disso, a plataforma disponibiliza ainda jogos educativos e rúbricas como o Palavras Caras, Palavras Raras, sem esquecer o Bom Português, que dispensa apresentações.

Foi em 1952 que a Porto Editora lançou o seu primeiro Dicionário da Língua Portuguesa, desde então considerado uma obra de referência. O original da primeira edição foi desenvolvido pelos professores Joaquim Almeida da Costa e António de Sampaio e Melo, com revisão de Fernando Augusto Ramoa (Ciências Médicas e Biológicas), António de Almeida Campos Sampaio (Física e Química) e Albano Morgado. Posteriormente, o conteúdo foi atualizado e enriquecido com o trabalho de dezenas de colaboradores especializados. Da 1.ª à 5.ª edição, os dicionários tinham uma sobrecapa em tons de amarelo e foi apenas no início dos anos 80, com a 6.ª edição, que surgiu pela primeira vez o mítico cor laranja, que passou a ser a imagem de marca dos dicionários da Porto Editora.

Nos últimos 70 anos, a Porto Editora foi sempre acompanhando a evolução da Língua Portuguesa, mantendo os seus dicionários em permanente atualização e aumentando consideravelmente o número de vocábulos e respetivas definições.

Também os formatos evoluíram à velocidade do desenvolvimento tecnológico: a par da edição em papel, em 1994 foram disponibilizados dicionários em disquetes e, em 1996, em CD-ROM. Em 2003, foi lançada a Infopédia, que agora ganha uma nova vida.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,224,953