"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Conheça três novos rugidos e uma mãe com muita garra, no Jardim Zoológico

No próximo dia 1 de maio celebra-se o Dia da Mãe e o Jardim Zoológico assinala a data com a comunicação de três crias de leão e uma mãe com muita garra.


Os três pequenos machos, atualmente com oito meses de idade vão ser amamentados pela progenitora cerca de 2 anos, compreendendo as hierarquias do grupo e aprendendo a caçar e a camuflar-se, por observação dos adultos e entre brincadeiras. De porte majestoso, o Leão-africano é o maior carnívoro do continente africano, mas o macho é ainda maior e mais pesado do que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos 3 anos de idade.

Classificado como “Vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, esta espécie tem como principal ameaça o conflito com as populações humanas, a redução de habitat e de presas, incidindo as medidas de conservação da espécie nestas problemáticas. Atualmente o Leão-africano distribui-se em apenas 22% da sua área de distribuição original, e ocorre principalmente em áreas protegidas como parques e reservas naturais, pelo que a reprodução em parques como o Jardim Zoológico assume elevada importância.

Neste dia especial visite a instalação dos leões pelas 10h30, assista ao “pequeno-almoço” das crias, sob a forma de um dinâmico enriquecimento ambiental e descubra curiosidades sobre esta imponente espécie numa Animal Talk que o vai levar ao coração de áfrica. Para além deste momento, ao longo de todo o fim de semana, das 10h às 12h e das 14h às 16h, educadores ambientais vão circular pelo Zoo partilhando com visitantes as mais interessantes curiosidades sobre as espécies e mostrando aos visitantes elementos como penas de aves, escamas, dentes e ovos de serpente, entre outros materiais.

Antecipe a sua visita e usufrua do pack família que preparámos para si. Este pack tem de ser adquirido em exclusivo através do site do parceiro Clube Fashion, não sendo acumulável com outras promoções ou descontos.  

Visite www.zoo.pt e @jardimzoologico_oficial 

Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2022 celebra 138 anos.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,708,909