"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O corpo à descoberta de si próprio

Porto Editora publica O cavalo de sol, de Teolinda Gersão. Edição inclui notas e outras sugestões para uma adaptação cinematográfica da obra.


Romance distinguido com o Prémio de Ficção do PEN Clube, em 1989, e já traduzido em várias línguas, O cavalo de sol volta a estar disponível no mercado. A presente edição inclui uma Nota da Autora e um guião inédito para nos deixarmos conduzir pela história de Vitória e Jerónimo. Partindo do binómio homem/mulher, o texto irradia-se a outras antíteses como loucura/ordem, bem/mal, amor/ódio ou vida/morte.

O livro já se encontra em pré-venda.

«Anos depois da 1.ª edição, deu-se no entanto o caso de ter surgido a ideia de uma adaptação cinematográfica, que não veio a realizar-se, e na altura fui solicitada a sugerir notas, cenas, imagens visuais, que pudessem eventualmente ser úteis. Nesse papel de "realizadora imaginária", achei que teria de ser mais explícita sobre um dos temas centrais do livro, o tabu da homossexualidade, neste caso masculina, que durante séculos levou a suicídios e a um sem-número de desastres emocionais», explica a autora nestas páginas.

SOBRE O LIVRO
O cavalo de Sol
Um romance situado na terceira década do século xx, quando a heterossexualidade era reprimida por toda a espécie de convenções, e a homossexualidade tabu social e crime perante a lei. Uma escrita visceral, acutilante e sensualíssima, em que o corpo avança, num ritmo progressivamente acelerado, para a descoberta de si próprio e do mundo. 

Título: O cavalo de sol
Autora: Teolinda Gersão
Páginas: 228
PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«É tal o tom confessional desta escrita, a um tempo sincopada e de ritmo ternário, que não pode ser consumida de feição ligeira. […] um dos melhores romances da estação literária que ora corre.»
Pedro Alvim, Diário de Lisboa

«Extraordinário romance, O cavalo de sol. […] Um daqueles livros que guardamos ao pé de nós, a ele voltando quando a lembrança pede e o coração ordena. Para rever uma sequência, retomar um pormenor, reencontrar uma palavra que se destacou, destaca ou destacará, luminosa.»
Maria Lúcia Lepecki, Diário de Notícias

« […] cremos estar aqui perante a mais importante e brilhante produção narrativa portuguesa deste ano, uma aparatosa demonstração de virtuosismo na criação romanesca, uma conjugação excepcionalmente feliz de uma arte imensa do verbo e das estruturas dos regimes discursivos da ficção.»
José Emílio-Nelson, Diário de Notícias

«Nos textos de Teolinda Gersão, a mulher continuamente busca as palavras que lhe oferecem um espaço livre […] e que lhe permitem a expansão do seu círculo. […] Como texto feminista, O cavalo de sol problematiza o discurso patriarcal tradicional.»
José N. Ornelas, Colóquio Letras

SOBRE A AUTORA
Teolinda Gersão
Estudou nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Viveu três anos na Alemanha, dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique e a cidade de Lourenço Marques, onde decorre o romance A árvore das palavras. É autora de 20 livros e a sua obra encontra-se traduzida em 20 países. Considerada uma das maiores escritoras portuguesas da atualidade, foi galardoada com os mais prestigiados prémios literários nacionais, nomeadamente o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio de Ficção do PEN Clube (1981 e 1989), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, o Prémio Fernando Namora (1999 e 2015) e o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017 pelo conjunto da sua obra. Foi escritora residente da Universidade de Berkley em 2004.Alguns dos seus contos e livros têm sido adaptados ao cinema e ao teatro e encenados em Portugal, na Alemanha e na Roménia. Em 2018 foi-lhe atribuído o Marquis Lifiteme Achievement Award. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,812,426