"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Ice Merchants": de Cannes para Guadalajara

Depois da recente seleção em Cannes, o novo filme do jovem realizador João Gonzalez vai estar em competição naquele que é considerado por muitos o maior festival da América Latina. 


A curta-metragem de animação "Ice Merchants", de João Gonzalez, integra a selecção do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, a decorrer entre 10 e 18 de junho. O filme é um dos 15 nomeados ao prémio internacional Rigo Mora (criado por Guillermo del Toro), categoria do festival mexicano elegível para qualificação nos Oscar Academy Awards. 

Esta seleção acompanha a já anunciada estreia mundial de “Ice Merchants” no Festival de Cannes, durante a Semaine de La Critique do presitigiado festival francês, que arranca já no dia 17 de maio. Depois dos premiados “Nestor” e “The Voyager”, “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual. 

Co-produção portuguesa, inglesa e francesa, o filme foi produzido por Bruno Caetano na Cola - Coletivo Audiovisual, em co-produção com Michaël Proença da Wild Stream, em França, e com a Royal College of Art no Reino Unido. Conta com distribuição pela Agência da Curta Metragem.  

NOTA DO REALIZADOR
Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo do zero, de raiz. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser usadas como instrumento de metáfora para falar sobre algo que nos é comum na nossa realidade mais “real”. Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem diariamente. Ice Merchants é uma história humana e um drama familiar, passado numa realidade impossível.

João Gonzalez (1996) nascido no Porto, é realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez mestrado na Royal College Art (UK), depois de terminar a licenciatura na ESMAD (PT). Nessas instituições realizou 2 filmes, “Nestor” e “The Voyager”, que juntos receberam mais de 20 prémios Nacionais e Internacionais, assim como mais de 130 seleções oficiais em festivais de cinema espalhados pelo mundo, marcando presença em festivais qualificantes a Oscar e a BAFTA.
João tem um grande interesse em combinar o seu background musical com a sua prática em animação autoral, assumindo sempre o papel de compositor e por vezes de instrumentista nos filmes que realiza, ocasionalmente acompanhando-os com performances ao vivo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,142,430