"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro transformador, único e com base científica que não vai deixar ninguém indiferente

A Manuscrito (Grupo Editorial Presença) lança o livro «Psicólogo da Vida» de Alexandre Machado. O autor apresenta os 5 pilares para uma vida feliz.


Alexandre Machado cruzou-se e privou com personalidades tão distintas como o neurocientista António Damásio, o empresário Belmiro de Azevedo e até o papa João Paulo II. Na televisão, tornou-se conhecido do grande público, mas dedica-se há já quase trinta anos ao estudo e à análise da tríade da Psicologia Aplicada: cérebro, mente e comportamento. A vida, a ciência e os seus pacientes ensinaram-lhe o caminho para a felicidade. E é mais simples do que imagina.

Na perspetiva de Alexandre Machado, a tão almejada plenitude assenta no entendimento de cinco pilares: o amor, a humanidade, a vida, a mente e, surpreenda-se se necessário, a morte. Em «Psicólogo da Vida», o autor mostra-nos como fazer as pazes com o passado, desperta-nos para viver o presente, acalma-nos a mente e faz-nos olhar para o nosso destino.

Tudo isto com a ajuda das histórias de pessoas extraordinárias, que são verdadeiras lições de vida, e da compreensão destes pilares do ponto de vista neurobiológico, psicológico, social e cultural. No final, é chegado o momento de arregaçar as mangas e encetar as mudanças necessárias na sua vida. 

  

Alexandre Machado nasceu em Londres, no Reino Unido, em 1971. Estudioso ávido desde a infância das áreas da Filosofia, da História e das Ciências, dedicou-se, desde muito cedo, ao estudo da Psicologia Aplicada. 

No King's College, em Londres, iniciou a sua formação em Psicologia Clínica, que concluiu na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Mais tarde, completou o grau de especialista em Operações Psicológicas Militares, pela ISAF /NATO, e adquiriu o grau de mestre em Neuropsicologia pela Universidade Católica Portuguesa, onde é também doutorando em Ciências da Cognição e Linguagem. 

Apaixonado pela investigação científica nas áreas da Neuropsicologia, Avaliação e Análise Comportamental, Psicologia da Performance Social, Performance Desportiva e Psicologia Militar, recebeu a distinção The American Flag Honor, em 2012, pela ISAF/NATO. Foi consultor convidado da unidade de PsyOps do exército americano em Cabul, no Afeganistão, para a Combined Joint Psychological Operations Task Force (CJPOTF) da Força Internacional de Apoio à Segurança (ISAF). 

É membro da International Neuropsychological Society, da British Psychological Society e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, além de deter o European Certificated Psychologist pela EuroPsy. 

Atualmente, é diretor clínico numa clínica médica em Lisboa. 

A par de tudo isto, é cinto preto 4º grau de jiu-jitsu, multimedalhado internacional e especialista em combate corpo a corpo, tendo já treinado unidades especiais como os US Army Rangers ou o destacamento de ações especiais dos fuzileiros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,927,628