"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

10.ª edição do Programa Literário Internacional DISQUIET

Entre os próximos dias 26 de junho e 8 de julho, e depois de um forçado interregno de dois anos, Lisboa acolherá mais de uma centena de escritores norte-americanos que participam na décima edição do encontro DISQUIET.


O programa, organizado pelo Centro Nacional de Cultura em parceria com a editora independente norte-americana Dzanc Books, inclui uma série de workshops e de sessões com autores lusófonos.

DISQUIET – Programa Literário Internacional foi lançado em 2011 e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas, tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam. A iniciativa conta desde a sua primeira edição com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e do Ministério da Cultura.

Na edição de 2022 participarão os seguintes autores de língua portuguesa: Ondjaki, Ana Margarida de Carvalho, Djaimilia Pereira de Almeida, Patrícia Portela, Patrícia Reis, Teolinda Gersão, Ana Paula Tavares, Jacinto Lucas Pires, Yara Monteiro, Susana Moreira Marques, Matilde Campilho, Rui Cardoso Martins e ainda o fotojornalista António Pedrosa. Entre os convidados norte-americanos estarão, entre outros, os escritores Tayari Jones, Ben Lerner, Maaza Mengiste, Danielle Evans, Shayla Lawson, Gabriel Bump, T Kira Madden, Katherine Vaz, Richard Zenith e ainda Jennifer Acker (da revista The Common) e editores da revista Granta. Estão também previstas sessões de trabalho dirigidas por Jensen Beach, Deanne Fitzmaurice, Arthur Flowers, Annie Liontas, Cyriaco Lopez e Terri Witek.

As sessões, algumas delas abertas ao público em geral, decorrerão no Centro Nacional de Cultura, na FLAD, no Teatro São Luiz, na Brotéria, na Fundação José Saramago, no Teatro Nacional de São Carlos, no Claustro do Museu de São Roque e no Grémio Literário.

Ampliando a experiência iniciada em 2018, será também organizada, imediatamente após o programa de Lisboa, uma Residência Literária em Loulé, no Algarve, intitulada (DIS)QUIET LOULÉ, durante a qual um grupo mais reduzido de escritores terão oportunidade de escrever e de se conhecer melhor, aproveitando a experiência intensa que viveram durante o programa em Lisboa e em contraponto com a mesma.

» Consulte AQUI o programa completo

Apenas as sessões assinaladas com * são abertas ao público.
Entrada livre, mediante capacidade das salas.
É recomendado o uso de máscara. 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,946,124