"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Adão e Eva no país do cinema

Organizando um jogo de espelhos entre a ficção e o espetador, Campo de Sangue é um dos filmes mais admiráveis do cinema português dos últimos anos.

Longe do paraíso: Carloto Cotta é "Ele", o homem sem nome.  © D.R.

Eis um fenómeno raro no cinema português: um filme que sabe dar aos seus intérpretes o espaço e o tempo necessários para que cada personagem se instale na nossa visão - e no nosso pensamento - como um ser singular, impossível de reduzir a qualquer modelo previsível ou apaziguador. Carloto Cotta é mesmo a presença de um nome ausente, um "Ele" que João Mário Grilo filma como um Adão sem Eva, perdido no espetáculo de uma solidão suavemente literária.

Observem-se as quatro mulheres de Campo de Sangue: Sara Carinhas, a "rapariga bonita", já como tal identificada no romance de Dulce Maria Cardoso, dir-se-ia quase invisível, assombrada pelo seu peso dramático; Teresa Madruga, a senhoria que podia ter saído de uma comédia dos anos 40 do século passado, ainda que, por uma espécie de pudor, resistindo ao seu potencial cómico; Fernanda Neves, a mãe ideal de qualquer conto moral sobre os poderes do feminino, perdida na própria perdição do tempo, quase patética, mas, por fim, grandiosa; enfim, Suzana Borges, com o nome redentor de Eva, por certo confirmando a mitologia bíblica, ao mesmo tempo decompondo-a através de uma pose "neutra", tecida de elegância - o "neutro", como dizia Roland Barthes, é justamente aquilo que desafia o paradigma, no limite denunciando o estereótipo (aqui o estereótipo novelesco que todas estas personagens evocam para melhor o queimarem no fogo da ficção).

Enfim, como n"Os Três Mosqueteiros, há mais uma personagem que confirma e relativiza a perfeição do conjunto: as quatro mulheres nucleares do filme são, de facto, cinco, já que não nos podemos esquecer de Dulce, a escritora transformada em personagem que "Ele" visita. Luísa Cruz compõe-na num torpor que resiste a ser decifrado, bastando-lhe o discreto esplendor de estar ali (dentro do filme, entenda-se) - é, afinal, uma duplicação cinéfila da pose cool que João Mário Grilo reconhece na autora do romance inspirador, Dulce Maria Cardoso.

Por certo um dos filmes mais admiráveis que o cinema português gerou nos últimos anos, Campo de Sangue é um jogo de espelhos sobre a própria arte de procurar a verdade do mundo através do artifício da ficção. Ou ainda: o rigoroso contrário dos empreendimentos que se refugiam na "importância" ou na "gravidade" dos seus "temas", reduzindo o cinema à mais banal retórica televisiva. O que aqui mais conta é o filme como acontecimento. De que falamos quando falamos de acontecimento? Desse poder ancestral de o ecrã devolver ao espectador a sua própria condição de explorador da estranheza do mundo. Com uma alegria que nos faz bem.


por João Lopes in Diário de Notícias | 21 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,875,901