"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O 11.º Walk & Talk quer pensar os "espaços que habitamos - físicos ou metafóricos"

A organização saúda o regresso ao normal — à luz do seu formato e da pandemia — de um importante festival que reúne linguagens artísticas frescas.

© Mariana Lopes © Mariana Lopes Edição de 2014 do festival_Paulo Pimenta


Quarenta e seis artistas de todo o mundo, entre os quais Nástio Mosquito, Matthew C. Wilson em estreia em Portugal, Soundpreta, Lechuga Zafiro ou Miguel Flor reúnem-se entre 14 e 23 de julho sob o tema In the first place (Em primeiro lugar) como forma de questionamento.

Multidisciplinar, o festival vai voltar à sua sede habitual, o Largo de São João em Ponta Delgada, habitando um pavilhão temporário desenhado pelo Ilhéu Atelier, um jovem atelier de arquitetura que oscila entre Lisboa e a capital da ilha de São Miguel. Esse pavilhão, o W&T, albergará performances como The Fever Hand de Vivian Caccuri, que inaugura o festival, ou Water no get enemy, de Linda Lamignan, informa a organização em comunicado. Será também ali que o programa musical estará em palco, com concertos e DJ sets de Dj Lycox, Dj Marcelle, Dj Milhafre, EXPAT, Fallon Mayanja, Jessica Khazrik, a solista Laura Ortman, o produtor e DJ uruguaio Lechuga Zafiro, o produtor angolano Nazar, PMDS, Sonja, Soundpreta, Tape e WaqWaq Kingdom.

“O programa pretende pensar a palavra, a fala, o som e a música como formas de viajar no tempo, propondo novas perspetivas e leituras sobre os espaços que habitamos — sejam eles físicos ou metafóricos, e as relações que estabelecemos entre geografias, recursos, diferentes espécies e ideias”, resume a organização em comunicado.

Uma ilha sonora

Como é também habitual, o Walk & Talk vai ter uma forte presença noutros espaços que não o largo junto ao Teatro Micaelense, espalhando-se por Ponta Delgada e outros pontos da ilha. O programa abraça “projetos inéditos”, diz a organização, que cruzam as artes visuais, a performance, a música, a arquitetura e o design — uma das novidades, e que a associação Anda&Fala, que promove o festival com apoio do Governo dos Açores, Direcção-Geral das Artes, Município de Ponta Delgada e outros parceiros, é o W&T Soundsystem.   

Trata-se de um sistema de som móvel que vai circular pela ilha e tanto pode ter concertos, DJ sets ou simples convites à escuta na forma de cabines de audição para conhecer peças sonoras encomendadas especificamente a artistas para esta iniciativa, que pertence aos artistas e engenheiros Sérgio Coutinho e Francisco Antão. Num desses momentos, servirá para uma conferência-performance do pensador e musicólogo Edward George. Também voltará, pelo segundo ano consecutivo, o programa de excursões (quatro) por São Miguel e pela rota feita pelos trabalhos do festival.

Um espaço para alguns dos artistas convidados agirem será A vaga — espaço de arte e conhecimento, que é também sede da associação Anda&Fala. Lá estará a exposição coletiva In the first place (Caroline Monnet, Larry Achiampong, Linda Lamignan e Uyarakq e a performance Sensing Satellite — Condensed — de Fallon Mayanja). Já no Centro Municipal de Cultura, viverão as exposições individuais de Catarina Gonçalves, Cristóvão Maçarico e Tiago Patatas; o Teatro Micaelense será habitado pela performance Cabraqimera e a exposição Poromechanics, de Catarina Miranda; o Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas, abrirá alas para a instalação imersiva de Estela Oliva (CLON) & Ana Quiroga (música e designer de som espanhola que trabalha em artes, filmes e meios interativos).   

A organização elenca ainda como a Galeria Fonseca Macedo recebe a exposição de Maria Ana Vasco Costa e o Auditório Luís de Camões a performance Visions, de Nástio Mosquito. “O projeto de Diogo da Cruz ganha forma nas Portas do Mar (Piscinas do Pesqueiro), e o Cagarro Assembly da artista Ellie Ga inclui uma apresentação no Estúdio 13 e listening sessions ao longo do festival, no trilho da Rocha da Relva”, lê-se ainda no comunicado, que frisa que “o artista Matthew C. Wilson apresenta pela primeira vez o seu trabalho em Portugal”.     

A curadora e investigadora italiana Irene Campolmi divide com Jesse James, Joana Cardoso, Luís Blum e Sofia Carolina Botelho a coordenação curatorial desta 11.ª edição, em que haverá ainda a 9.ª edição da RARA - Residência de Artesanato da Região dos Açores, coordenada pelo designer e fotógrafo Miguel Flor e onde os designers Octavio Barrera e a dupla Macheia vão trabalhar com artesãos locais.

No último fim-de-semana do festival, o projeto Centriphery, do qual faz parte o Walk&Talk e que reúne numa organização colaborativa nove organizações da chamada periferia europeia, “terá a sua etapa açoriana” com a apresentação do projeto A Walk on the Edge, desenvolvido pelos performers Gustavo Ciríaco e Tellervo Kalleinen, os arquitetos da Mezzo Atelier e o diretor de teatro, ator e músico romeno Ovidiu Mihaita.


por Joana Amaral Cardoso in Público | 21 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,007