"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

1ª edição Concurso Caixa para Jovens Artistas > Coleção da Caixa Geral de Depósitos

Concurso Caixa para Jovens Artistas enquadra-se num conjunto de iniciativas que a Caixa Geral de Depósitos desenvolve no campo da cultura e destina-se a reconhecer e estimular a jovem produção artística na área das artes visuais.

Foto de Vera Marmelo


Na primeira edição deste novo concurso, serão adquiridas obras de seis artistas, entre os 25 e os 35 anos, num valor global de 48.000€, que passarão a integrar a Coleção da CGD, gerida pela Culturgest.

A Coleção da CGD espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva e este concurso de aquisição inaugura um novo capítulo na história da Coleção, abrindo portas às gerações mais novas com o objetivo de promover a sua consolidação e qualificação. 

As candidaturas decorrerão de 12 de julho (a partir das 9:30) ao dia 12 de setembro de 2022 (até às 17:30) - os resultados serão divulgados a partir de 25 de outubro de 2022.

A Fundação Culturgest é, desde 2006, responsável pelo estudo, gestão, divulgação e conservação das cerca de 1800 obras de arte da Coleção da CGD, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação e gravura. Como gestora designada da Coleção da CGD, a Culturgest é também responsável pela elaboração da política de aquisições e pela sua execução criteriosa.

Uma primeira pré-seleção de candidaturas será realizada por Bruno Marchand (programador de artes visuais da Culturgest) e a decisão relativa aos vencedores é tomada no final de outubro de 2022 pela comissão de aquisições composta por:

- Emílio Rui Vilar, Presidente da Comissão de Aquisições da CGD
- Maria da Graça Carmona e Costa, Presidente da Fundação Carmona e Costa
- Isabel Carlos, Curadora Independente e Crítica de Arte
- Raquel Henriques da Silva, Historiadora de Arte e Coordenadora do Instituto de História de Arte (FCSH-UNL)
- Delfim Sardo, Administrador do Centro Cultural de Belém

Podem consultar no site da Culturgest:
Regulamento completo + FAQS (perguntas frequentes)
- Formulário de Candidatura disponível (a partir de 12 de julho 9h30)

Para pedidos de informação relativos ao concurso: concurso.caixa@cgd.pt (dias úteis, 09h30 – 12h30). Todas as questões são respondidas por escrito, num prazo previsto de 48 horas).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,121,975