"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Pedras no meio do caminho

II. Uma reação inusitada

O que se passou a seguir à saída súbita da surpreendente personalidade queirosiana do restaurante é difícil de explicar.


É verdade que corria entre os conhecedores do universo de Eça e dos seus amigos que Carlos Fradique Mendes não morrera. Contudo já praticamente ninguém ligava muito a esse fenómeno. Alguns amigos nossos afirmavam, porém, terem-no visto, a subir ou a descer o Chiado, com ar pensativo no antigo Largo da Abegoaria, à porta do Grémio Literário ou um dia no Turf, mas quando alguém que o conhecia ia procurá-lo já se tinha sumido. Sentado à mesa de um restaurante foi a primeira vez que aconteceu. É verdade que o meu companheiro de refeição foi então à rua a ver se via o caminho que seguia Fradique, mas nada conseguiu. Não havia rasto.

O pior de tudo foi, no entanto, o facto de o meu amigo ter começado a escrever sobre esse acontecimento, num célebre ensaio autobiográfico de Fradique Mendes, no qual eu próprio era referenciado, e que mais tarde veio a dar brado. O que se passou, viria a ser relatado em pormenor nesse surpreendente livro. De facto, a figura até aí para nós simpática de Carlos Fradique Mendes teve uma reação inusitada e tornou-se agressiva e persecutória. A tal ponto o meu interlocutor ficou surpreendido, que se dispôs a relatar em livro o que se foi passando. Vamos por partes. Quando eu passeava pela rua, sentia-me estranhamente seguido por uma presença impercetível à vista desarmada. Sentia os seus passos, mas quando olhava para trás nada via. Cheguei a ver a sua sombra projetada no passeio a meu lado, numa hora mais tardia, mas esse sinal depressa se dissipou. Outra vez, vi-o ao longe no Rossio, mas quando me tentei aproximar desapareceu misteriosamente. Um amigo fez-me chegar uma mensagem ameaçadora. Alguém lhe dissera que me arrependeria se continuasse a correr a informação de que ele continuava vivo, devendo proibir terminantemente o autor da nova autobiografia de Mendes sobre a continuidade dessa empresa. Chegou a haver uma estranha manifestação espontânea a favor de Fradique…  Todos os recados e relatos sobre as suas ameaças faziam lembrar, porém, o velho pirata de “O Mistério da Estrada de Sintra”. Não era o autor da correspondência nem o versejador dos “Poemas de Macadame” que aparecia, mas a exasperada figura inventada por Eça e Ramalho no folhetim do “Diário de Notícias”. E assim vivi durante alguns meses sob a pressão dessa reação inusitada e sob essa desagradável omnipresença. E tudo isto devido ao facto de eu e o meu colega do pacato almoço termos reconhecido a presença de Fradique no mundo dos vivos e não apenas na categoria dos espectros. Era insuportável para essa personalidade complexa ver-se identificado – e tudo ele tentou para que fosse esquecido, como se a literatura pudesse sob os efeitos de uma varinha mágica dissipar-se. E se dúvidas houvesse, bastaria a leitura de “O Mandarim” para se compreender os perigos reais que corri nessa circunstância.

O tempo passou. A” Autobiografia de Carlos Fradique Mendes” saiu a lume. As pressões exercidas sobre a minha pessoa foram pormenorizadamente relatadas em letra de forma. E o que aconteceu foi que Fradique de um momento para o outro desvaneceu-se. Desapareceu do meu horizonte. Deixei de sentir essa perseguição obsessiva. Regressei a “O Sancho” com o meu amigo, e nunca mais voltámos a ver Fradique Mendes. A publicação do livro foi uma espécie de exorcismo e o meu interlocutor já não está no mundo dos vivos para contar outros desenvolvimentos deste bizarro episódio…

Agostinho de Morais
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,909,319