"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coração do Rei D. Pedro IV em exposição na Igreja da Lapa

Foto: Estela Silva/Lusa Foto: Estela Silva/Lusa

A relíquia do rei será mostrada, pela primeira vez, ao público numa vitrine desenhada especialmente para o efeito. A exposição inédita pode ser visitada no próximo fim de semana no Salão Nobre da Irmandade da Lapa.

D. Pedro IV foi sepultado no Brasil, mas quis a paixão pela cidade do Porto, que o seu coração ficasse em Portugal. Agora, a relíquia vai atravessar o Atlântico, naquele que é um regresso simbólico, e onde será atração do bicentenário da independência do Brasil. O coração viaja domingo, depois de estar exposto dois dias na Igreja da Lapa, no Porto, e ficará 20 dias em território brasileiro.

Tendo sido o primeiro imperador do Brasil, foi D. Pedro IV que, no exílio, proclamou a independência do país.

O responsável pela operação é o superintendente Leitão da Silva, comandante da Polícia Municipal do Porto, que realizou uma avaliação científica sobre a viabilidade desta viagem. À Renascença, Leitão da Silva disse que esta é uma operação de segurança inédita, mas nem por isso mais complexa do que outras que realizadas no mundo das artes.

“Temos variadíssimas obras de arte que cruzam os oceanos e que têm as atenções de segurança redobradas quando passam de país para país. Por isso, nesta situação vai-se aplicar os mesmos princípios de segurança.”

O responsável destaca o empenho das autoridades brasileiras, que “têm tratado deste assunto de uma forma extraordinariamente profissional e muito delicadamente têm cumprido todos os pedidos para que a exposição e o transporte sejam feitos da melhor forma”.

Vitrine especial deixa relíquia à altura do coração humano

O comandante da Polícia Municipal do Porto, que vai acompanhar o coração durante os 20 dias, revela que as “autoridades brasileiras disponibilizaram um voo da sua Força Área que virá ao aeroporto Sá Carneiro buscar a relíquia e o expositor”.

O superintendente sublinha que foi realizada uma avaliação científica sobre a viabilidade desta viagem. “Tivemos uma colaboração com a Universidade do Porto e com o Instituto Nacional de Medicina Legal para avaliar o seu estado de conservação e para vermos se estava tudo dentro dos parâmetros normais.”

Além disso, foi pedida uma vitrine especialmente concebida para acomodar o coração de D. Pedro IV, desenvolvida arquiteto Luís Tavares Pereira.

“A própria peça/mesa representa o coração e as quatro cavidades cardíacas”, começa por explicar, acrescentado que o coração estará à altura de um coração no corpo humano, tomando como referência a altura média dos portugueses e dos brasileiros, o que coloca o coração sensivelmente a 1,30m. “Há um simbolismo associado mesmo ao expositor que dará a dignidade que a exposição merece.”

A conceção contemplou como prioritária a integridade dos objetos expostos, bem como montagem, desmontagem, transporte e iluminação.

Quando chegar ao Palácio do Planalto, a relíquia vai ser recebida com honras militares. Depois da cerimónia, o coração é transportado para o Palácio Itamaraty, onde fica em exibição até às comemorações do bicentenário da independência do país, em 7 de setembro. A viagem de regresso ao Porto está marcada para 8 de setembro, prevendo-se a sua chegada no dia seguinte.
Para já, será possível visitar a herança do rei no Salão Nobre da Irmandade da Lapa entre as 10h00 e as 20h00, no sábado, e entre as 10h00 e as 16h00, no domingo.


por Celso Paiva Sol e Carla Caixinha, in Renascença | 19 de agosto de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,906,400