Encontros
Beltrão Coelho leva Realidade Virtual e robótica para centro de reabilitação
Da robótica à realidade virtual, a Beltrão Coelho regressa às Jornadas Internacionais CMRA 2026 para mostrar como a tecnologia abre portas a experiências que ultrapassam barreiras físicas. No dia 23 de outubro, a empresa portuguesa estará no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão com duas soluções inovadoras: a robô Temi e os óculos de realidade virtual.
22 Out a 24 Out 2026
É neste contexto que a Beltrão Coelho volta a marcar presença nas Jornadas Internacionais CMRA 2026, dando continuidade à parceria com o centro da Santa Casa da Misericórdia. Sob o tema “Aliança Terapêutica em Reabilitação”, a iniciativa decorre de 22 a 24 de outubro e é dirigida a profissionais, utentes e visitantes do CMRA, reunindo soluções tecnológicas que demonstram novas possibilidades para a prestação de cuidados de saúde e para a reabilitação.
Com 78 anos de experiência no mercado português, a Beltrão Coelho tem desenvolvido e disponibilizado soluções tecnológicas para diferentes setores, da educação à saúde, passando pelos escritórios e pelas oficinas. Nesta edição das Jornadas, a empresa estará presente no dia 23 e apresentará duas propostas que ilustram o potencial da tecnologia para criar experiências diferenciadoras e apoiar o trabalho dos profissionais de saúde.
Um dos destaques será a realidade virtual, através de óculos que permitem aos utilizadores viajar virtualmente por diferentes cenários, desde o Espaço até a locais emblemáticos do mundo. Uma tecnologia que abre novas possibilidades para criar experiências imersivas, estimular a curiosidade e explorar abordagens complementares no contexto da reabilitação.
A experiência será complementada com a Temi, um robô de assistência e interação hospitalar, que já foi testada no Hospital de São José, em Lisboa. Durante o evento, os participantes poderão conhecer as suas funcionalidades e explorar as possibilidades de utilização da robótica em contexto clínico, incluindo a comunicação com familiares, apoio logístico e mobilidade, educação e entretenimento e integração com sistemas de higiene e desinfeção.
“Acreditamos que a tecnologia ganha o seu verdadeiro valor quando está ao serviço das pessoas. Na área da reabilitação, soluções como a robótica e a realidade virtual podem abrir novas possibilidades de interação, motivação e apoio aos profissionais de saúde. É com grande satisfação que voltamos a participar nas Jornadas Internacionais CMRA, dando continuidade a esta parceria e contribuindo para demonstrar como a inovação pode ajudar a criar experiências mais enriquecedoras e centradas nos utentes”, afirma Ana Cantinho, CEO da Beltrão Coelho.
As Jornadas Internacionais CMRA 2026 decorrem de 22 a 24 de outubro, com vários cursos, workshops e mesas-redondas com profissionais de saúde de elevada experiência e know-how. Com esta participação, a Beltrão Coelho reforça o seu compromisso com a aproximação entre tecnologia e saúde, destacando o potencial das soluções inovadoras para tornar os cuidados de reabilitação cada vez mais interativos, personalizados e centrados nas necessidades de cada pessoa.
Sobre a Beltrão Coelho:
A Beltrão Coelho é uma empresa portuguesa de origem familiar, presente no mercado nacional há mais de 70 anos, sempre no domínio tecnológico. Atua no setor B2B, nas áreas de gestão de soluções de impressão, robótica de serviço, câmaras termográficas e scanners de grande formato.
Posiciona-se como uma empresa dedicada à inovação tecnológica no contexto empresarial, no segmento das soluções para ambientes de trabalho digitais.
Mais em: www.beltraocoelho.pt

