"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Eloiza Montanha transborda arte e o single "Lilás" confirma

Eloiza Montanha russa de expressão. Tudo transborda arte, desde os seus designs ao conceito do videoclipe, da estética à sua sonoridade, da letra à própria voz. O single "Lilás" é especial por vários motivos.


Debruça-se sobre a sua própria história, é uma canção sobre cura e amor próprio, sobre honrar quem somos, ter tempo para olhar para nós, com amor e dedicação, como as únicas que estamos no início e no fim de todos os nossos ciclos. 

Gosta de ser chamada de artista, porque é isso que ela é: Artista transdisciplinar, com reconhecida trajetória nas artes visuais. Foi assim que se proporcionou o seu encontro com o Felipe Felino, produtor musical. Esta canção surgiu de uma troca: O Felipe queria tatuar comigo e eu queria, finalmente, depois de tantas idas e vindas, expressar o quanto a música fazia parte da minha vida, da minha expressão artística. E foi assim que compus essa canção. Jamais imaginaria que, tempos depois, ela poderia significar tanto sobre mim.

Sobre o videoclipe observamos algo muito minimalista: Um quarto vazio com 3 mulheres, todas simbolizam a mesma pessoa, mas em idades diferentes. Todas representam Eloiza. Essas mulheres por vezes olham-se e coexistem no mesmo espaço, dançando, como que criando quebras na matrix do tempo; Ou como uma lembrança; Como quando olhamos para a nossa “criança interior”. As taças como sentimentos e emoções: no início, tudo se enche aos poucos, com pétalas delicadas; no final, tudo transborda.

Mesmo tendo construído uma trajetória artística ligada às artes visuais, a música sempre esteve presente, e também a voz, uma forma de expressão. Com vários projectos musicais e uma passagem pelo The Voice Brasil, o uso excessivo da voz levou-a a realizar uma cirurgia às cordas vocais em 2021. "Lilás" nasce também pelo meio deste processo complexo e doloroso: "É uma canção que vai em busca de um reencontro comigo mesma, com a minha essência”. Apesar de ser uma música pop e simples, o que a letra diz é a ponta do iceberg. A letra conta tudo o que Eloiza viveu: precisava tomar um tempo para mim. Para aprender a me amar. Só depois disso tudo, conseguiria me abrir pra amar o outro. Esse processo que passou pela negação, frustração, aceitação e autoamor é dito de uma forma muito simplista pela letra.

Com produção musical e arranjo a cargo de Felipe Felino e coprodução, mix e masterização por Matheus Gobbi, "Lilás" já pode ser ouvida em todas as plataformas digitais com o selo Tratore.  

TELEDISCO "LILÁS"
Produção: Patching Plants (Matheus Gobbi e Pedro Batista)
Direção, Roteiro e Color Grading: Julie Lobo
Direção de fotografia, roteiro, montagem: Natasha Atab

Sobre a artista:

Eloiza Montanha nasceu em 1995, em Siqueira Campos, uma pequena cidade no interior do Paraná, no sul do Brasil. Desde muito criança esteve em contato com a música e as artes plásticas através da sua mãe, que é artista e professora, formada em Belas Artes. Na sua adolescência, foi viver em West Chester, Pensilvânia, nos EUA, onde aperfeiçoou os seus conhecimentos artísticos, realizando diversos cursos, como de fotografia e studio art. De mãos dadas aos estudos artísticos, fez parte da banda marcial da sua escola como saxofonista – apresentou-se em diversos estádios, como o dos Yankees em NYC. De volta ao Brasil, Eloiza forma-se em Publicidade e Propaganda e logo de seguida formar-se em Design pela UTFPR. A viver em Curitiba, torna-se tatuadora e, ao mesmo tempo, dedica-se a diversos projetos musicais, como o “Jambu” – este projeto alcança notoriedade na cena local e apresenta-se em diversas ocasiões, como no Festival de Jazz da Ilha do Mel. Em 2019, Eloiza muda-se para Portugal e aqui envolve-se em diversos projetos nas artes visuais e performance artística, passando a circular numa cena musical diversa, o que a levou novamente para a música. Actua como backing vocal para o músico brasileiro Leo Middea. Eloiza Montanha já expôs os seus trabalhos artísticos em diversos locais, como na Inner Work na Lisbon Week. "Lilás" é o seu primeiro lançamento musical e abre-alas para uma série de outros que vêm a seguir.



OIÇA O SINGLE NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,908,182