"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Da subjetividade ao mundo concreto

Assírio & Alvim publica "Novos Poemas", considerada uma obra de maturidade de Rainer Maria Rilke.

Traduzidos e prefaciados por Maria Teresa Dias Furtado, estes Novos Poemas (1907-1908) são uma obra de maturidade. Aqui, a linguagem eclipsa qualquer tipo de subjetividade e dirige-se ao mundo concreto das coisas, privilegiando a arte: composições sobre esculturas, monumentos, onde se incluem os famosos poemas «A Pantera», ou «Torso Arcaico de Apolo». Profundamente influenciado por Rodin e Cézanne, Rainer Maria Rilke abre-nos as portas a um mundo transfigurado pela sua poesia. Estes versos foram construídos em duas fases: a primeira entre 1903 e 1907, e a segunda escrita entre os verões de 1907 e 1908.

O livro já se encontra em pré-venda.

«O processo de criação destes poemas consistiu sempre em conseguir o desejado equilíbrio entre o aspecto temporal e o espacial. A estrutura poemática daí resultante foi designada pelo conceito de «figura», que Rilke também adoptou. Algo de semelhante se passou na poesia do seu contemporâneo T.S. Eliot, que criou o distanciamento das coisas ou cenas através do que chamou objective correlative.»
[do prefácio]

O POETA

Ó hora, de mim te afastas, vou-te perder.
O teu roçar de asas chagas abre, como antes abria.
Só: com minha boca, que hei-de fazer?
com a minha noite? com o meu dia?

Amada não tenho, casa não posso habitar,
nenhum lugar onde possa viver.
Todas as coisas, a que me estou a entregar,
enriquecem e vão-me deixar.  

SOBRE O LIVRO

Título: Novos Poemas
Autor: Rainer Maria Rilke
Tradução e Prefácio: Maria Teresa Dias Furtado
N.º de Páginas: 272
PVP: 16,65€
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR
Rainer Maria Rilke

Nasceu em Praga, em 1875. Escritor precoce, publicou o seu primeiro livro de poesia antes dos vinte anos, Vida e Canções (1894). Entre as suas obras mais famosas contam-se As Elegias de Duíno (1923), Cartas a um Jovem Poeta (1929, obra póstuma) e o seu único romance, de teor autobiográfico, As Anotações de Malte Laurids Brigge (1910). Rilke destacou-se como um dos autores mais relevantes de língua alemã, tanto na poesia como na prosa lírica. Faleceu em Valmont, na Suíça, vítima de leucemia, em 1926. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,525