"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gouveia aceita candidaturas ao Prémio Abel Manta de Pintura

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 30 de abril, as candidaturas à 10.ª edição do Prémio Abel Manta de Pintura, com o qual pretende “homenagear o pintor modernista”.

O Prémio Abel Manta de Pintura é um concurso de caráter bienal, que foi instituído pelo município de Gouveia há 16 anos, e através do qual atribui um prémio no montante de cinco mil euros.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, as candidaturas encontram-se abertas até ao dia 30 de abril e os trabalhos concorrentes devem ser entregues no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia.

O concurso destina-se a todos os artistas com mais de 18 anos, de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal.

O júri de seleção é composto pela neta de Abel Manta, a arquiteta e pintora Isabel Manta, que preside e indica o segundo elemento, e por um representante da Câmara Municipal.

A obra premiada será anunciada no dia 31 de maio e a entrega do prémio ao vencedor será realizada em sessão pública, no dia 11 de agosto.

Na mesma data da entrega do galardão, será inaugurada a exposição das obras selecionadas, que poderá ser visitada até ao dia 05 de outubro de 2023.

A obra de pintura vencedora do prémio será pertença do município de Gouveia e incorporada no acervo do Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, referiu a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

O município lembrou na nota que nas nove edições já realizadas do Prémio Abel Manta de Pintura, “foram recebidas 860 obras de 558 concorrentes, selecionadas 84 pinturas de 67 artistas e premiadas 19 pinturas de 14 artistas”.

Com a atribuição do galardão, a autarquia “continua a promover, valorizar e divulgar a criação artística nacional e os artistas nacionais, no âmbito das artes plásticas, mais precisamente da pintura, de que Abel Manta foi digno representante”.

O pintor Abel Manta nasceu em Gouveia, a 12 de outubro de 1888, e faleceu em Lisboa, a 09 de agosto de 1982.

O Museu Municipal Abel Manta “encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta”, indicou a fonte.

“Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, receção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menêz e Paula Rego”, rematou.


Fonte: Lusa | 1 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,775,708