"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bolsas Criar Lusofonia :: Bolseiros selecionados

Foram selecionados os bolseiros do concurso Criar Lusofonia 2022/2023, iniciativa do Centro Nacional de Cultura que conta com o apoio do Ministério da Cultura, na área de criação e investigação literárias.

O Júri foi constituído por José Carlos Vasconcelos, Miguel Real e José Cortês, em representação do Ministério da Cultura.

Por unanimidade do júri foram selecionados os seguintes projetos:

• Projeto de investigação e criação literária para um romance histórico, apresentado por Germano Almeida, de nacionalidade cabo-verdiana, exaequo com Chissana Magalhães, também cabo-verdiana, que apresentou o projeto de romance “A Última Morna”.
e
• Projeto de romance, com base em situações reais vividas por pacientes internados no IPO do Porto oriundos de diversos países de língua oficial portuguesa, em conjugação com personagens ficcionadas, apresentado por José Luís Peixoto, de nacionalidade portuguesa.

O programa Criar Lusofonia foi criado em 1995 e tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita, pretendendo-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos criadores/investigadores de língua portuguesa a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.


Apoio





Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,452