"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alunos do concelho de Loulé apurados para Concurso Nacional de Leitura

Foram apurados, no passado dia 10 de fevereiro, os 12 alunos do concelho de Loulé que irão participar na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

Depois desta fase municipal, que teve lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, são já conhecidos os estudantes que avançam para a próxima fase desta iniciativa, que congregará, nesse momento, alunos dos 16 municípios do distrito de Faro. São eles: Diogo Vila Lobos (EB1 Areeiro), Maria Leonor Vieira (EB1 nº 4 de Loulé) e Helena Ramos (EB1 nº 3 de Loulé), do 1º Ciclo; Eva Coelho (EB2,3 Padre João Coelho Cabanita), Gabriela Leão (EB2,3 D. Dinis) e Matilde Jorge (EB2,3 Engº Duarte Pacheco), do 2º Ciclo; Carolina Oliveira (Colégio Internacional de Vilamoura), Carlota Fajardo (EB2,3 Engº Duarte Pacheco) e Rodrigo Rosa (EB Padre João Coelho Cabanita), do 3º Ciclo; Laura Santos (Escola Secundária de Loulé), Bruno Almeida (Escola Secundária de Loulé) e Leonor Barreto (Colégio Internacional de Vilamoura), do Secundário.

Os participantes foram avaliados por um júri composto por Rita Moreira, chefe de Divisão da Biblioteca, Guida Jordão, técnica da Biblioteca, e Ana Farrajota, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, depois de terem realizado provas escritas e orais.

“Ynari, a menina das cinco tranças”, de Ondjaki (1º Ciclo), “A bicicleta que tinha bigodes”, de Ondjaki (2º Ciclo), “O fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde (3º Ciclo), e “As mais belas coisas do mundo”, de Valter Hugo Mãe (Secundário) foram as obras selecionadas para serem lidas pelos participantes nesta fase municipal.

De referir que a fase intermunicipal decorre a 18 de abril, em Castro Marim. Já a final acontece este ano a 3 de junho.

O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1º,2º, 3º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro e RTP, responsável pela cobertura televisiva do evento.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,602