"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Semana Santa na Guarda assinalada com música, teatro, exposições e iniciativas de culto

A Quaresma e a Semana Santa vão ser assinaladas na Guarda, de sexta-feira ao dia 8 de abril, com um programa que inclui música, teatro religioso, exposições e atividades de culto.

O município da Guarda volta a promover este ano, em parceria com várias entidades, o “Ciclo Semana Santa - Cultura e Fé”, que integra a realização de atividades na cidade e em várias localidades do concelho (Faia, Pousade, Marmeleiro, Famalicão da Serra, Maçainhas, Quinta de Gonçalo Martins, Carvalhal Meão, Vila Fernando e Castanheira).

Segundo a autarquia, “mais do que um evento religioso, a ‘Semana Santa - Cultura e Fé’ assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por música, exposições e teatro religioso, num momento de exaltação do património material e imaterial que caracteriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa”.

O programa tem início na sexta-feira, na Sequeira, com o primeiro de sete concertos de César Prata e de Sara Vidal, juntamente com as coletividades do concelho.

O concerto “Cantos da Quaresma” será também apresentado na Faia (dia 18), no Marmeleiro (19), em Famalicão da Serra (24), em Maçainhas (25), na Quinta de Gonçalo Martins (26) e na Castanheira (31).

O cartaz da Semana Santa inclui, no domingo, a realização da Via Sacra em Vale de Estrela (16:00) e, no dia 25, o Enterro do Senhor, em Carvalhal Meão (21:00).

Para dia 26, às 15:00, está agendada a Procissão do Senhor dos Passos (Carvalhal Meão) e, pelas 16:00, a Procissão dos Passos, na Guarda.

No dia 31, às 18:00, será inaugurada a exposição “A Palavra e a imagem”, no Espaço ExpoEcclesia.

No sábado, dia 01 de abril, a Associação de Jogos Tradicionais irá fazer o “Percurso Alminhas” entre Vila Fernando e Marmeleiro (09:00) e terá lugar um ‘workshop’ de folares com marmelada.

No mesmo dia, às 21:00, em Vila Fernando, cumpre-se “o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas”.

A iniciativa contará com a participação dos Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, da Faia, da Quinta de Gonçalo Martins, de Maçainhas, de Famalicão da Serra, do Grupo de Cantares “A Mensagem”, do Marmeleiro e da Castanheira.

No dia 02 de abril, decorrerá entre a Igreja da Misericórdia e a Sé da Guarda a bênção e procissão de ramos (10:30), seguida de missa.

Nesta data, na freguesia da Castanheira, às 16:00, decorrerá a missa e a Via Sacra com o Senhor dos Passos e, na Guarda, na Praça Luís de Camões (21:00), será apresentada a encenação “La Pasion”, pelo grupo “El Manantial” de Ciudad Rodrigo (Espanha).

No dia 03 de abril, às 21:00, realiza-se uma Via Sacra em Famalicão da Serra e, no dia 05, a Sé da Guarda receberá um concerto de Nektaria Karantzi (21:30).

No dia seguinte, a Sé da Guarda irá receber a Missa Crismal e a Bênção dos Óleos (10:30) e a Missa Vespertina da Ceia do Senhor - Lava-pés (19:00).

Segue-se, no dia 07, às 21:30, na igreja da Misericórdia, o Enterro do Senhor.

Ainda no âmbito do programa do “Ciclo Semana Santa - Cultura e Fé”, dia 08 de abril, a aldeia de Pousade, apresentará, às 21:30, o espetáculo de teatro religioso “A Cruz Jaz no Meu Regaço”, de Daniel Rocha, que será interpretado pela comunidade e pelos atores do Grupo Cultural e Desportivo Pousadense.


Fonte: Lusa | 14 de março de 2023

Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,670,629