"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Últimos dias em Berlim é um romance arrebatador

Últimos dias em Berlim é o mais recente livro de Paloma Sánchez-Garnica. Finalista do Prémio Planeta 2021, esta obra já chegou a cerca de duzentos mil leitores e é agora publicada pela Porto Editora.

Com mestria, a autora conduz os leitores numa viagem pela Europa dilacerada pela guerra, desde a ascensão da revolução bolchevique até à queda do regime de Hitler. A narrativa alterna entre a Rússia comunista, a Alemanha nazi e uma Espanha marcada pela ditadura franquista, evidenciando um paralelismo entre uma ditadura de extrema-esquerda e uma outra, fascista – ambas com consequências nefastas na vida de Yuri Santacruz e daqueles que ama.

Confrontando o protagonista com a necessidade de lutar pela sobrevivência e com a importância de viver de forma determinada e justa, sem arrependentimentos, esta viagem pela História da Europa é uma lição de liberdade e evidencia que o amor e a esperança são mais poderosos que o ódio e a fúria.

Aproximando a obra da atualidade, a autora destaca uma imagem do conflito em solo ucraniano: “Vemos as imagens das estações de comboio na Ucrânia sempre preenchidas por despedidas – as mulheres e as crianças saem do país e os homens ficam.” E remata dizendo que “Não queria contar os grandes acontecimentos históricos, mas contar o que pessoas comuns viveram. Queria contar a história do ser humano, não da guerra.”

SOBRE O LIVRO
Últimos dias em Berlim
Quando Yuri Santacruz assistiu à nomeação de Adolf em Hitler para chanceler, não podia imaginar o quanto a sua vida em Berlim iria mudar. Tinha aí chegado alguns meses antes, depois de fugir de São Petersburgo com parte da sua família, sufocado por uma revolução que os deixou sem nada. Na fuga, separou-se da mãe e do irmão mais novo, impedidos pelas autoridades russas de deixar o país.
Já em Berlim, o seu sentido de justiça leva-o a defender um jovem comunista agredido pelas tropas de assalto de Hitler. Nesse mesmo dia, conhece o seu grande amor, Claudia.
A vida de Yuri tomará um rumo inesperado, e o que até então tinha sido a sua principal prioridade – encontrar a sua mãe e o seu irmão – será substituído por um objetivo mais urgente nesses tempos turbulentos: manter-se vivo. 

Título: Últimos dias em Berlim
Autora: Paloma Sanchez-Garnica
Tradução: Carla Ribeiro
Páginas: 560
PVP: 22,20€

Ver primeiras páginas  

SOBRE A AUTORA

Paloma Sanchez-Garnica
Paloma Sánchez-Garnica (Madrid, 1962) é licenciada em Direito e História e autora de vários romances de sucesso que a consagraram como escritora de grande personalidade literária. A sua obra mais recente, Últimos dias em Berlim, foi finalista do Prémio Planeta 2021, tendo sido extremamente elogiado pela crítica e pelos leitores. 
Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,462,829