"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Melgaço estreia Trilho do Mouro em Castro Laboreiro

O Trilho do Mouro tem mais de 18km de boas vistas. Também a estrear: uma nova zona de lazer, em Castro Laboreiro.

Trilho do Mouro - CM Melgaço Trilho do Mouro - CM Melgaço Trilho do Mouro - CM Melgaço Trilho do Mouro - CM Melgaço

O trilho do Mouro, em Melgaço, com 18,4 quilómetros de extensão, completa a rede municipal iniciada, em 2018, com 170 quilómetros, orçada em mais de um milhão de euros, divulgou a autarquia.

A criação do trilho, que atravessa as aldeias de Cousso, Gave e Parada do Monte, e da zona de lazer das Veigas, que resultou da reabilitação de antigas casas dos guardas-florestais, implicou um investimento de cerca de 500 mil euros.

O município de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, especificou que a construção do trilho do Mouro representou um investimento de cerca de 300 mil euros financiado, em cerca de 170 mil euros, por fundos comunitários do FEDER e do Norte 2020.

A autarquia explicou que a rede de trilhos pedestres e cicláveis agora concluída "desenvolve-se, na sua maioria, na zona sul do concelho".

Os trilhos "percorrem todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima".

União à Galiza e área de lazer das Veigas

O projeto "contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro".

"O investimento total na rede de trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com co-financiamentos dos programas FEDER, FEADER e VALORIZAR - Turismo de Portugal".

Já a zona de lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, "que se assume como um complemento no alojamento de apoio à rede de percursos pedestres e cicláveis", implicou um investimento de 199.655,87 euros, financiado em 85% por fundos comunitários.

Em redor dos edifícios dos guardas-florestais, encerrados há alguns anos e agora reabilitados, foi "desenhado um percurso circular, com alguns miradouros, que passa pela vila de Castro Laboreiro, atravessa o rio Laboreiro para a respetiva margem esquerda e regressa novamente à área de lazer das Veigas".


por Fugas e Lusa in Público | 23 de junho de 2022
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,308,443