"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Porto de Lisboa celebra 136 anos com um mês de comemorações

Por ocasião do 136º Aniversário do Porto de Lisboa, será inaugurada a obra do artista Vhils "O Cais da Europa: Roger Kahan e a homenagem aos refugiados da Segunda Guerra Mundial" - em parceria com o jornal Mensagem de Lisboa, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Para quem nunca ouviu falar de Roger Kahan - e é natural que não - este importante fotógrafo de cinema em Paris, passou por Lisboa, em 1940, documentando em fotografias comoventes os refugiados na cidade e no Cais da Rocha de Conde de Óbidos. Estas fotografias chegaram a Nova Iorque, ajudando a que os EUA abrissem as portas aos refugiados da Guerra. Ferreira Fernandes descobriu e contou esta história na Mensagem, e a ele juntou-se Vhils, respondendo a um repto para fazer o mural que a eternizasse no exato local onde acontecera (como mostra o marco do correio que ainda lá está). Lisboa e Roger Kahan, uma história entre iguais. A cidade a ser porto, como sempre foi, e com bondade, o que nem sempre teve – e uma vítima a transcender-se, transformada na mais brilhante testemunha de um terrível momento do mundo. Exemplos como os da generosidade luminosa do encontro entre Lisboa e o fotógrafo Roger Kahan não nos livraram da escuridão quase geral. Mas previnem-nos e fortalecem.

A inauguração da obra de Vhils e o lançamento do livro de Ferreira Fernandes será no dia 31 de outubro, às 18 horas, no Cais da Rocha de Conde de Óbidos, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
96,261,948