"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

JAM Lisboa quer ser o novo Hub Criativo da capital

O primeiro hotel de construção passiva em Portugal, inaugurado no passado mês de outubro, convida todos os que quiserem a conhecer o hotel e as suas peças de arte e design.

Todos os sábados de novembro, às 14:00, qualquer pessoa pode entrar no JAM Lisboa e pedir uma tour para conhecer melhor cada detalhe deste novo espaço hoteleiro da Avenida 24 de julho.

O hotel resulta do trabalho de um coletivo de artistas portugueses e belgas que se propuseram a criar um projeto moderno, que combinasse arte, inovação e sustentabilidade. Sob este mote, a fusão da arte (de viver) com a sustentabilidade traduziu-se no primeiro hotel de construção passiva em Portugal, sob a alçada do grupo belga Nelson Group.

Mas não é só na construção que está a preocupação ambiental. A sustentabilidade do hotel traduz-se também no reaproveitamento de materiais e na transformação de peças, sendo cada uma única e adaptável a uma nova função. Desde os bancos, cadeiras e sofás no lobbydo hotel, até aos quartos, todo o mobiliário é adaptável para futuras necessidades sendo que nenhum dos materiais usados está destinado para um único fim e pode ter sempre uma segunda vida.

Parte do mobiliário, como é o caso das mesas, do estrado da cama ou da iluminação, é modular, o que significa que estes mesmos elementos podem ser desmontados e montados novamente, com um diferente formato. Outras peças já provêm de um processo de reciclagem ou incorporam elementos reciclados. Assim, é possível prolongar a sua vida modificando, por vezes, a sua função anterior.

O foco na arte e na cultura é, por isso, um elemento essencial da filosofia do hotel, que tem como curador artístico o conceituado designer belga Lionel Jadot. Pretende-se que seja um palco para novos artistas e designers, dando-lhes uma voz. Por isso, até 27 de novembro, o JAM Lisboa tem também um Creative Showcase numa das laterais do hotel, com peças e esculturas de alguns dos designers envolvidos no projeto. 

“Queremos que o JAM seja mais do que um hotel, queremos que seja um espaço em que todos sejam bem-vindos e se sintam em casa. Onde tenham a oportunidade de contactar com a arte e o design, mas também com a importância do turismo sustentável e consciente. Por isso, neste mês de novembro, convidamos todos os que queiram vir conhecer o nosso Creative Showcase e, ao sábado, o interior do nosso hotel em detalhe”afirma João Flosa, Diretor do hotel JAM Lisbon.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,306,677