"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“UM DIA SEM VER TELEVISÃO”

Uma das formas de se manifestarem, encontrada pela sociedade civil, é desligar o televisor para que esse tempo seja utilizado para ponderação e discussão sobre medidas concretas e alternativas que possam alterar os seus hábitos e aproveitar de forma diferente o tempo gasto a ver televisão.

UM DIA 10 SEM TELEVISÃO

É por demais evidente e inquestionável a atracção que a televisão (a tal caixa que mudou o mundo!) exerce sobre a maioria dos seres humanos.

Tornada acessível a quase todos, passou a fazer parte do nosso quotidiano e dela nos utilizamos com a mesma naturalidade com que ligamos o interruptor da luz ou a torneira da água.

Curiosamente, há exigências das comunidades quanto à manutenção de tensão eléctrica adequada ou quanto à potabilidade da água, mas não se estendem, normalmente, à qualidade da televisão, embora também exista legislação que regula esta actividade, tal como a “Lei da Televisão”.

Contudo, sendo a televisão um meio de comunicação extremamente apelativo é fácil utilizá-lo, intencionalmente ou não, de forma inadequada e lesiva do público, especialmente dos mais vulneráveis, como são as crianças e os jovens.

Acresce-se ainda que o número exagerado de horas que as crianças poderão passar diante da televisão é susceptível de criar hábitos de sedentarismo, potenciadores de doenças como a obesidade, diabete e outras.

Sem procurar diabolizar a televisão, há que ter sempre presente, em especial os pais e educadores, as suas vantagens e inconvenientes, procurando potenciar as primeiras e limitar os últimos.

A qualidade da televisão, nos seus múltiplos aspectos, constitui hoje, na maioria dos países, uma legítima preocupação cuja solução se procura quer por intermédio do estado (órgãos estatais da regulação), quer por intermédio dos próprios operadores (códigos de conduta), quer ainda pela acção das organizações cívicas.

Uma das formas de se manifestarem, encontrada pela sociedade civil, é desligar o televisor para que esse tempo seja utilizado para ponderação e discussão sobre medidas concretas e alternativas que possam alterar os seus hábitos e aproveitar de forma diferente o tempo gasto a ver televisão.

A FIATYR - Federação Ibérica das Associações de Telespectadores considerou o próximo dia 10 de Maio como “UM DIA SEM VER TELEVISÃO”.

 

Junte-se a nós e utilize-o da forma que lhe parecer melhor para si e para a sua família.

Associação Portuguesa de Consumidores dos Media

O que somos, o que queremos: www.acmedia.pt

 

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A BALEIA CANTORA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme de animação, que conta a história de uma baleia tímida que tem de conseguir enfrentar o seu destino e invocar a sua mística melodia para salvar os oceanos da destruição total.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O Auto da Revolta do Mestre Salas"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Ricardo Alves, que parte do universo dos Bonecos de Santo Aleixo para explorar, de forma crítica e poética, as questões da liberdade, do controlo e da responsabilidade individual.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
125,445,851