"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Europa Nostra e o Instituto do BEI anunciam pré-seleção dos "7 Mais Ameaçados" em 2024

Os monumentos e locais da Europa pré-selecionados para a edição deste ano do programa “7 Mais Ameaçados” foram anunciados pela Europa Nostra e pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento (BEI).

Estes são os 11 monumentos e locais mais ameaçados da Europa pré-selecionados para a edição de 2024:

Sítio arqueológico de Muret e Portës, Durrës, ALBÂNIA
Reserva histórica e cultural de Amberd, ARMÉNIA
Palais du Midi, Bruxelas, BÉLGICA
Habitação operária (courées) em Roubaix-Tourcoing, FRANÇA
Ilhas Cíclades, nomeadamente Sifnos, Serifos e Folegandros, GRÉCIA
Igreja de San Pietro in Gessate, Milão, ITÁLIA
Sinagoga de Siena, ITÁLIA
Palácio Steinort, norte da Masúria, POLÓNIA
Casa do Exército Popular Jugoslavo em Šabac, SÉRVIA
Igreja Ortodoxa Grega de São Geórgios, Altinözü / Província de Hatay, TURQUIA
Porta de Ferro de Antioquia, Antakya / província de Hatay, TURQUIA

O Presidente Executivo da Europa Nostra, Hermann Parzinger, declarou: "Os locais selecionados estão ameaçados de demolição, por um desenvolvimento inadequado, pelo impacto devastador de catástrofes naturais, por negligência ou por falta de financiamento. Ao publicar esta lista restrita, queremos transmitir uma forte mensagem de solidariedade e apoio aos ativistas e às comunidades locais que estão profundamente empenhados em salvar estes sítios. O património da Europa deve ser preservado não só como testemunho do nosso passado comum, mas também como catalisador de um futuro sustentável, coeso e pacífico."

O Diretor do Instituto do Banco Europeu de Investimento, Shiva Dustdar, afirmou: "O património cultural é um recurso fundamental para a identidade, a atratividade e o crescimento económico da Europa. Esta lista de finalistas recorda-nos a sua fragilidade e o quanto o tomamos por garantido. Juntamente com o nosso parceiro de longa data, a Europa Nostra, ampliamos os esforços de comunidades locais por toda a Europa, que sabem que salvar sítios do património cultural as ajudará a enfrentar outros desafios prementes. Esperamos ver os sítios restaurados e preservados para as gerações vindouras".

Os locais ameaçados acima referidos foram selecionados por um painel consultivo internacional, composto por peritos em história, arqueologia, arquitetura, conservação, análise de projetos e finanças. As nomeações para o Programa “7 Mais Ameaçados” 2024 foram apresentadas por organizações membro, organizações associadas ou membros individuais da Europa Nostra, bem como por membros da Aliança Europeia do Património.

A seleção foi feita com base na extraordinária importância patrimonial e no valor cultural de cada um dos sítios, bem como no grave perigo que enfrentam atualmente. O nível de envolvimento das comunidades locais e o empenhamento dos intervenientes públicos e privados na preservação destes locais foram considerados valores acrescentados cruciais. Outro critério de seleção foi o potencial destes locais para atuarem como catalisadores de um desenvolvimento socioeconómico sustentável.

A Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia.

A lista final dos “7 Mais Ameaçados” da Europa para 2024 será revelada em abril.

>> Saiba mais AQUI 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,936,126