"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Centro Cultural de Cascais recebe exposição de Isabel Sabino

A exposição QUID reúne cerca de 60 pinturas, seleciondas pela própria artista, que vêm a ser produzidas desde 2018.

Obra de Isabel Sabino, "Rachel, if I didn’t care"

O Centro Cultural de Cascais vai receber, entre 10 de fevereiro e 14 de abril, uma exposição de pinturas inéditas da artista portuguesa Isabel Sabino, numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

A exposição QUID reúne cerca de 60 pinturas, seleciondas pela própria artista, que vêm a ser produzidas desde 2018. Nestas obras, Isabel Sabino recorre a técnicas e materiais diversos como tinta acrílica, pastel, aguarela, carvão, tinta-da-china e grafite sobre tela ou papel.

“Os mundos que vemos, ouvimos, tocamos, lembramos, bem como os que imaginamos, sentimos, desconhecemos ou intuímos como possíveis ou não, motivando uma vontade, um movimento”, reflete a artista.

O poeta e ensaísta português Bernardo Pinto Almeida revela que “no mundo riquíssimo e prodigioso de imaginação de Isabel Sabino há um espaço que é da mesma ordem que o das sagas, das lendas, dos mistérios que se desenrolavam na imaginação das antigas e anónimas narrativas populares que ainda se ouviam outrora” e que “diante destas pinturas agora, como antes diante das que nasceram em outras séries da artista, guia-nos uma outra lei de entendimento: a que vai pelo sensível, pelo imaginário, pela cor e pela ousadia de descortinar até aos limites do próprio imaginário”.

Isabel Sabino licenciou-se em Artes Plásticas e Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em 1978, onde atualmente é professora Catedrática.

Desde 1977, Isabel Sabino já expôs, individual e coletivamente, em Portugal, Espanha, Alemanha, Macau, Brasil, China e Polónia.


Fonte: LUSA | 5 de fevereiro de 2024

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,606,832