"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Famalicão dedica 365 dias a celebrar os 200 anos de Camilo

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai assinalar, ao longo do próximo ano, o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco “para fazer perdurar a obra do romancista e transmitir o seu legado junto dos mais jovens”.

O vereador da Cultura da autarquia famalicense e o coordenador científico da Casa-Museu Camilo Castelo Branco apresentaram ontem as linhas gerais do programa comemorativo dos duzentos anos do nascimento do escritor, que apesar de ter nascido na Rua da Rosa, no Bairro Alto, em Lisboa, a 16 de março de 1825, viveu 26 anos na casa de São Miguel de Seide, em Famalicão, onde viveu, escreveu boa parte da sua extensa obra e pôs termo à vida.

Destaque para o lançamento do Prémio Literário Camilo Castelo Branco, que terá o valor de 7500 euros e uma periodicidade bienal.

Trata-se de um prémio “aberto a todas as formas de expressão literária para evocar a versatilidade e a diversidade da obra de Camilo”, explicou o coordenador científico da Casa de Camilo, Sérgio Guimarães de Sousa. “Camilo foi um grande romancista e novelista, poeta e dramaturgo e é por esta inteligência ficcional e para celebrar Camilo que criamos este prémio". O regulamento do prémio ficará disponível em junho deste ano e o prémio será atribuído, pela primeira vez, em 2025.

"Compete-nos fazer perdurar a obra de Camilo Castelo Branco e celebrar o seu nascimento é uma oportunidade para consolidar a presença de Camilo em Famalicão", afirmou Pedro Oliveira, vereador da Cultura na apresentação do programa que arranca este mês e se estende, precisamente, até 16 de março de 2025, data em que se assinalam os 200 anos do nascimento do escritor.

O programa preparado pelo Município de Famalicão e pela Casa-Museu Camilo Castelo Branco conta com um “forte pendor pedagógico” com cinco conferências, duas palestras e uma tertúlia, com alguns dos “melhores estudiosos” da obra de Camilo.

Conta ainda com exposições, teatro, cinema e música. "Queremos claramente trazer para a mesa lugares, património, seja ele edificado ou imaterial, que serviu de inspiração a Camilo Castelo Branco, num compromisso muito forte que Famalicão quer dar na preservação do legrado deste vulto do nosso panorama literário", acrescentou Pedro Oliveira.

As comemorações ficarão ainda marcadas pelo lançamento de várias publicações, entre as quais mais um volume da ficção de Camilo, reunindo os textos “A Bruxa do Monte Córdova” e “A Filha do Doutor Negro”.

>> Programa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,284,556