"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Arrancar a realidade ao seu torpor

Sombra assina a estreia de Maria Andresen no catálogo de poesia da Assírio & Alvim.

Em Sombra, de Maria Andresen, encontramos uma escrita densa e matizada, estabelecendo vasos comunicantes entre o cinema, a literatura, as artes plásticas e a poesia.

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

Desconfia da beleza
porque ela hiberna sob a tua ânsia
porque ela hiberna sob a lua
porque ela é a esquiva.  

SOBRE O LIVRO
Título: Sombra
Autora: Maria Andresen
N.º de Páginas: 80
PVP: 13,30€
Coleção: Poesia Inédita

Ver primeiras páginas 

SOBRE A AUTORA

© Mariline Alves 

Maria Andresen
Nasceu no Porto e vive atualmente em Lisboa. Doutorou-se em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi professora de Literatura Contemporânea. Publicou Poesia e Pensamento (ensaio, 2001), Lugares (poesia, 2001), Livro das Passagens (poesia, 2006), Lugares, 3 (poesia, 2010), O Que Move o Silêncio do Cavalo e Anteriores Lugares (poesia, 2020) e agora Sombra (poesia, 2024). Em 2017 o Centro Nacional de Cultura exibiu a sua exposição de pintura «Palimpsestos». Participou ainda em diversas publicações onde tem explorado a intermedialidade entre as várias displinas artísticas, propondo leituras-chave para a compreensão da obra de Wallace Stevens, Francis Ponge, João Cabral de Melo Neto, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros. A sua poesia tem sido destacada em Portugal e no estrangeiro, integrando várias antologias de poesia. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,463,032