"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Disquiet está de volta a Lisboa

A edição 2024 do programa literário internacional DISQUIET, organizada pelo Centro Nacional de Cultura em parceria com a editora norte-americana Dzanc Books, terá lugar em Lisboa entre 23 de junho e 5 de julho, com a participação de mais de uma centena de escritores norte-americanos.

As sessões decorrerão em diversos locais da cidade, nomeadamente no Centro Nacional de Cultura, na FLAD (parceira do projeto desde a sua primeira edição), no Teatro São Luiz, na Casa Fernando Pessoa, na Fundação José Saramago, na Casa da Imprensa, no Claustro do Museu de São Roque, na Academia das Ciências e no Grémio Literário.

O DISQUIET - Programa Literário Internacional foi lançado pela editora independente Dzanc Books, baseada no Michigan, Estados Unidos da América e pelo Centro Nacional de Cultura e parte do princípio que a imersão numa cultura estrangeira, num ambiente diferente do habitual, e a consequente quebra de rotinas tendem a estimular a criatividade, abrindo novas perspetivas e novos ângulos de interpretação do mundo que nos rodeia, resultando num indubitável enriquecimento para todos aqueles que nele participam.

O Centro Nacional de Cultura promove este projeto desde o seu início, em 2011, aceitando em 2024, pelo décimo segundo ano, sempre em parceria com a editora independente Dzanc Books, organizar o acolhimento de mais um grupo de escritores americanos em Lisboa.

Os escritores participam durante duas semanas numa Universidade de Verão, com frequência de workshops (entre os quais se integra Writing the luso experience) e sessões com autores lusófonos.

O programa de 2024 conta com a participação de Ana Bárbara Pedrosa, Ana Cláudia Santos, Ana Paula Tavares, Djaimilia Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Jacinto Lucas Pires, João Pedro Vala, Kalaf Epalanga, Patrícia Reis, Rui Vieira Nery, Teolinda Gersão.

Vindos dos Estados Unidos, são convidados, entre outros, Annie Liontas, Arthur Flowers, Chris Arnold, Diana Nguyen, Erica Dawson, Jensen Beach, Jonathan Escoffery, Jeff Parker, Katherine Vaz, Kevin Moffett, Novuyo Tshuma, Solmaz Sharif, T Kira Madden, Padgett Powell, Scott Laughlin, Cyriaco Lopes e Terri Witek e ainda editores de revistas literárias como The Common e Granta.

Consulte AQUI o programa.

Apenas as sessões assinaladas com * são abertas ao público em geral (mediante a capacidade das salas).

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,197