"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Coreógrafa Tânia Carvalho estreia "Batimento" com alunos da Escola Superior de Dança

A coreógrafa Tânia Carvalho vai estrear a peça "Batimento", envolvendo a interpretação de 40 alunos da Escola Superior de Dança, que vai ficar em cartaz de 5 a 7 de julho, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.    

© Estelle Valente

Com criação coreográfica e música de Tânia Carvalho, a peça é o resultado de um convite da Escola Superior de Dança, e irá assinalar o início de uma colaboração da instituição de ensino superior com o São Luiz, segundo o site do teatro.

A coreógrafa, nascida em 1976, em Viana do Castelo, tem uma ligação do seu percurso de formação à Escola Superior de Dança, onde entrou em 1995 e, em 1997, ingressou no Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea Fórum Dança, também em Lisboa.

Ao longo da última década, Tânia Carvalho - artista multidisciplinar com uma carreira de 25 anos de criação em diferentes expressões artísticas, da dança ao desenho, passando pela música e cinema - tem apresentado os seus trabalhos em várias cidades francesas, como Paris, Marselha, Lyon e Uzès, onde também concebeu espetáculos em conjunto com companhias francesas.

Como coreógrafa e intérprete criou, entre outras, as peças "Danza Ricercata" (2008), "Der Mann Ist Verrückt" (2009), "Olhos Caídos" (2010) e "A Tecedura do Caos" (2014).

É também criadora dos projetos musicais “Trash Nymph” e “Moliquentos”, e cofundadora do coletivo de artistas Bomba Suicida.

Em 2018, Tânia Carvalho foi alvo de um ciclo de homenagem sobre os seus 20 anos de carreira, que decorreu com a apresentação das suas criações mais emblemáticas a par de novas obras, no Teatro Camões, pela Companhia Nacional de Bailado, e nos teatros municipais Maria Matos e São Luiz, em Lisboa.

A peça "Batimento", de entrada livre, tem desenho de luz e direção técnica de Anatol Waschke, e terá como intérpretes os alunos Aleksandra Demina, Alexandre Carvalho, Ália Sousa, António Ricardo, Beatriz Miguel Correia, Beatriz Narciso, Bernardo Dias, Bruno Henriques, Camila Monteiro, Carolina Vouga Silva, Catarina Verbruggen, Daniela Pessoa, David Pinto, Denise Almeida e Deolinda Mascarenhas.

Também participam Diogo Alves, Filipa Oliveira, Filipa Pereira, Frederico Machado, Inês Martins, Ísis Zarcos, Jéssica Mendes, Joana Antunes, Leonor Almeida, Leonor Ferreira, Leonor Mateus, Leonor Sequeira, Lucas Duarte, Mariana Calhaço, Marta Cardoso, Melissa Caballero, Nuno Machado, Nuno Velosa, Patrícia Duarte, Paulo Sousa, Pedro da Silva, Rafael Couto, Rita Oliveira, Sofia Lopes e Tomás Fernandes.

>> Saiba mais AQUI 


Fonte: LUSA | 8 de junho de 2024

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,303,796