"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Biblioteca de Arqueologia reabre ao público

A Biblioteca de Arqueologia (BA) sita no Palácio Nacional da Ajuda, ala Norte, reabre ao público na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, após intervenção de requalificação. Trata-se da maior Biblioteca do país na sua especialidade, que reúne fundos documentais do Instituto Arqueológico Alemão (IIA) e do Património Cultural, Instituto Público (PC, IP).

© Arlindo Homem

Para assinalar o momento realiza-se uma cerimónia no dia 25, às 18:00, na presença de responsáveis da Embaixada da República Federal da Alemanha, da Delegação de Madrid do IIA e do PC, IP. Na ocasião estará patente uma mostra bibliográfica sobre os trabalhos do IIA em Portugal, com ênfase no legado do arquiteto e arqueólogo alemão Theodor Hauschild (1929-2024), que foi diretor do IIA em Lisboa entre 1980 e 1994.

Fundada em 1973, a BA foi cedida ao Estado português em regime de comodato em 1999, aquando da extinção da Delegação do IIA em Lisboa. Até ao seu encerramento forçado em maio de 2023, provocado pelo colapso das estantes, registava uma média de 1500 consultas/ano. O prestigiado Instituto Arqueológico Alemão assumiu, como mecenas, a substituição das estantes danificadas.

Contemplando cerca de 110.900 registos bibliográficos nas suas bases online, a Biblioteca de Arqueologia do PC, IP é a maior Biblioteca especializada em Arqueologia do país, funcionando também como Polo de Investigação do IIA em Lisboa. Atualmente estão em tratamento biblioteconómico cerca de 1.300 novas obras provenientes das doações de Theodor Hauschild e Michael Blech.

Privilegiando a interdisciplinaridade, esta Biblioteca cobre as grandes temáticas cronológicas da arqueologia mundial, com especial incidência em Portugal e na Península Ibérica, constituindo um recurso fundamental para o desenvolvimento do conhecimento neste campo científico. O seu público-alvo são os investigadores, professores, estudantes universitários ou pós-universitários e profissionais da área. Pelo facto de ser representativa da Arqueologia em Portugal, é igualmente procurada por pesquisadores de outros países, assumindo por essa via um papel muito relevante na divulgação do património arqueológico nacional.

Tem à sua guarda seis Bases de Dados, relativas aos diversos tipos de acervo que a constituem: Acervo Bibliográfico Geral, Leisner (acervo epistolar), Mapoteca (do Arquivo Leisner), Desenhos de Arquitetura Megalítica, Doação Francisco Alves e Acervo Bibliográfico de Arqueologia Náutica e Subaquática.

A partir do próximo dia 26 a BA está aberta ao público de 2ª a 6ª feira, das 09:30 às 17:00. Nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês (excetuando agosto) funciona até às 20 horas.

Agenda
Conferências

Semeadores

Teatro Municipal Baltazar Dias 19 Mai a 24 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,344,891