"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Electra 29 - O Corpo

“O corpo”: Imi Knoebel, Jeff Wall, Daniel Blaufuks, Thomas Garcin, Sakiko Nomura, T. J. Clark, Anabela Becho, Sinziana Ravini. Exposição Universal de Osaka. Percepção. 

“O corpo” – no passado, no presente e no futuro — é o assunto central da Electra 29. Trata-se neste dossier do corpo e da sua inscrição num tempo em que os códigos culturais, sociais e estéticos que estão na base dos discursos sobre o corpo, têm uma ligação estreita com as tecnologias que o produzem como marcador de identidades e subjetividades. Dos avanços científicos às tecnotopias, dos cyborgs aos corpos queer, passando pelos mutantes e os monstros, a condição do transumanismo configura-se como uma das características distintivas da nossa época. Pascal Quignard, Paul B. Preciado, Camille Froidevaux-Metterie, Arianna Sforzini, Isabelle Queval, José Maria Vieira Mendes e António Guerreiro, acompanhados de imagens de Louise Bonnet e Willem de Kooning, apresentam, nesta edição, reflexões sobre esta temática deveras abrangente.

O “Portfolio” desta edição é assinado pelo artista alemão Imi Knoebel, um dos mais importantes do período do pós-guerra e representado nas mais prestigiadas coleções de arte do mundo. O trabalho aqui publicado é inédito, preparado em exclusivo para a Electra, e é apresentado num ensaio de Gabriel Barbi.

Com destaque, e igualmente em exclusivo, é publicada uma conversa entre o fotógrafo Jeff Wall e o cineasta Pedro Costa, por ocasião da exposição Jeff Wall.Time Stands Still. Fotografias, 1980-2023 -, que está patente no MAAT. Unidos por uma admiração mútua e por um pensamento profundo sobre as suas práticas artísticas, Wall e Costa exploram, neste raro encontro, as afinidades e tensões entre cinema, fotografia e pintura, trazendo para esta discussão uma singular combinação de rigor intelectual e sensibilidade artística.

Neste número de Verão da Electra é reunido um conjunto de artigos que assinalam a Exposição Universal de Osaka e a presença portuguesa nela. Do fotógrafo Daniel Blaufuks é publicada uma campanha realizada recentemente no Japão, com imagens captadas em Osaka, Kyoto, Kobe Koyasan, Hiroshima e Himeji. Aliadas a estas imagens, o fotógrafo juntou as palavras dos haikus do grande poeta Matsuo Basho. No centenário do nacimento do escritor Yukio Mishima, Thomas Garcin, professor de Estudos Japoneses na Universidade de Paris, desenha, ainda, um retrato que contraria os lugares-comuns que se acumularam sobre este autor. São, também, apresentadas imagens inéditas da fotógrafa Sakiko Nomura, um dos nomes mais prestigiados da fotografia japonesa contemporânea, acompanhadas por um ensaio do professor e ensaísta José Bértolo.

Ainda nesta edição, é entrevistado, por Afonso Dias Ramos, T. J. Clark, um dos historiadores da arte mais importantes dos últimos cinquenta anos. A investigadora e curadora Anabela Becho traça um retrato de Mariano Fortuny - pintor, escultor, cenógrafo, figurinista, encenador, coleccionador, e inventor - num texto que percorre a vida e obra, tendo como cenário as imagens do seu palácio em Veneza. Ainda, a psicanalista, romancista e curadora Sinziana Ravini decifra uma obscura citação de Jacques Lacan. Por último, Bobby Duffy, Professor de Políticas Públicas no King´s College de Londres comenta a palavra “Percepção”, examinando as percepções erradas que fazemos de realidades sociais e políticas fundamentais. 

A Electra é uma revista de pensamento e cultura contemporânea, publicada pela Fundação EDP. Com duas edições, em português e em inglês, tem periodicidade trimestral. Pode ainda ser acompanhada no Instagram, em @electra.magazine, e no website electramagazine.com.

Agenda
Música

Alpha Blondy

Monsantos Open Air 8 Ago 2025  |  17h00

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,632,059