Publicações
"A Nuvem no Olhar"
Uma autoantologia de dez ficções curtas, duas delas inéditas, no ano em que se assinalam os 50 anos da carreira literária de João de Melo, de quem a Dom Quixote promete outras novidades em breve.

Nelas encontramos relações intrafamiliares, caricaturas de políticos, quadros do quotidiano docente e da intelectualidade em geral, ou a simples história da viagem de um casal, em lua de mel, às nove ilhas açorianas, apresentadas como revelação essencial.
De salientar «O Tríptico dos Barcos», o conto mais longo deste livro – podendo mesmo considerar-se uma novela curta –, que nos dá a perspetiva de três elementos de uma família lisboeta sobre o fim do nosso ciclo colonial africano e o evoluir do processo português posterior à descolonização.
«Se este grande romance dificilmente ficará um dia ultrapassado na misticidade das nossas origens, a sua última parte, que nos traz até à chegada de uma limitada modernidade na primeira metade do século XX, em nada terá sido ultrapassado ou desmentido pela própria realidade.”
«Autor de dois dos mais importantes romances dessa década — O Meu Mundo Não É Deste Reino (1983) e Gente Feliz Com Lágrimas (1988) — teve a particularidade de ter escolhido os Açores (é natural da ilha de São Miguel) para centro do seu universo narrativo: as ilhas como um lugar de partidas quase sempre sem regressos.»
«Com efeito, prepare-se o leitor para se deixar levar pela mão para um universo ficcional nascido do cruzamento entre a valorização da Ternura sobre todos os que experimentaram na vida, aparente ou realmente, a derrota e o fracasso, a desilusão e o tormento psíquico da angústia de escolhas mal sucedidas e valorização ficcional da Morte como grande tema filosófico presente em quase todos os contos. Uma escrita que há 40 anos prima pela alta qualidade.».
João de Melo nasceu nos Açores, em 1949.
Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior.
Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid.
Com mais de trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.
Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru).
Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».
Livro de Vozes e Sombras venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2021 e o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF.
Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária.
Pelo conjunto da obra, foi-lhe também atribuído o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020.
Literatura Lusófona
232 páginas
20,90 Euros
ISBN: 978-972-20-8630-1
1.ª Edição: Julho 2025
Dom Quixote | Leya