"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"As Velas Ardem Até ao Fim"

Depois de Gabriel García Márquez – O Amor nos Tempos de Cólera – e de Mario Vargas Llosa – Travessuras da Menina Má – é a vez de Sándor Márai entrar na coleção especial, de tiragem única, com que a Dom Quixote assinala os seus 60 anos.

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam com a música de Chopin, mudou radicalmente de aspeto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época.

Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta e um anos sem se verem. Um passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Para celebrar 60 anos de vida editorial, as Publicações Dom Quixote revisitam alguns dos marcos da ficção universal que, ao longo do tempo, ajudaram a definir o seu catálogo e a consolidar o seu papel na história literária em Portugal. Obras maiores que a editora deu a conhecer aos leitores portugueses, vozes incontornáveis, reunidas agora numa coleção singular que presta tributo ao passado, honra o presente e reafirma um compromisso duradouro com a literatura de excelência.


Sándor Márai nasceu em 1900, em Kassa, uma pequena cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia.
Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e em França durante o regime de Horthy, nos anos 1920, até que abandonou definitivamente o seu país, em 1948, com a chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos.
A subsequente proibição da sua obra na Hungria fez cair no esquecimento quem nesse momento era considerado um dos escritores mais importantes da literatura centro-europeia.
Foi preciso esperar várias décadas, até à queda do regime comunista, para que este extraordinário escritor fosse redescoberto no seu país e no mundo inteiro. Sándor Márai suicidou-se em 1989, em San Diego, na Califórnia, poucos meses antes da queda do muro de Berlim.

Literatura Traduzida
216 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8565-6
1.ª Edição: Julho 2025
Dom Quixote | Leya

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,385,814