"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Último Avô"

É um dos acontecimentos desta rentrée, o muito esperado novo romance de Afonso Reis Cabral, sete anos depois de Pão de Açúcar, que confirma o autor como uma das principais vozes da literatura portuguesa contemporânea.

Quando Augusto Campelo, o mais genial escritor português, queima o manuscrito no qual trabalhou durante anos, deixa para trás um mistério: seria o tão esperado romance sobre a experiência traumática da Guerra Colonial de que tantas vezes falava, mas à qual nunca dedicou um livro?
Subsiste a dúvida: o escritor morre uma semana depois.
Resta por isso ao neto — herdeiro do nome e da memória familiar — a missão de descobrir a verdade e de compreender (ou não) o gesto do avô.

Mas essa busca arrasta-o sem querer para um terreno bem mais doloroso, que se prende com a fuga e a morte prematura da mãe, cuja ausência é sublinhada há anos por um quarto trancado na casa do avô.
Atravessando a intimidade de três gerações de uma família marcada por perdas, conflitos e paixões, O Último Avô conta a história da relação entre um escritor tirânico e o seu único neto, entre a herança literária e a vida real.

«Quem escreve assim é herdeiro de si mesmo.»
Manuel Alegre sobre O Meu Irmão

«(…) a prova provada de que o grande talento não tem idade.»
Mário Cláudio sobre Pão de Açúcar



Afonso Reis Cabral nasceu em 1990.
Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação.
É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção.
Foi duas vezes à Alemanha de camião TIR em busca de uma história, a primeira das quais aos 13 anos.
Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista.
Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão.
No final de 2018, publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica e vencedor do Prémio Literário José Saramago – Fundação Círculo de Leitores em 2019.
Entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, de que resultou o livro Leva-me Contigo – Portugal a pé pela Estrada Nacional 2.
As suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas.
Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações.
É colunista do Jornal de Notícias, semanalmente com a rubrica «Ansiedade Crónica», e participou nos programas «Biblioteca Pública» e «Cinco à Quinta», da Antena 1.
É presidente da Fundação Eça de Queiroz e trabalha como editor freelancer.

Literatura Lusófona
288 páginas
18,80 Euros
ISBN: 978-972-20-8497-0
1.ª Edição: Setembro 2025
Dom Quixote | Leya
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,579,242